Processo de Passagem EF-EM

São Paulo, 29 de julho de 2025.

    PROCESSO DE PASSAGEM ENSINO FUNDAMENTAL II – ENSINO MÉDIO

     Caros responsáveis e caros estudantes do 9º ano,

Neste ano, iniciamos o Processo de Passagem com apresentação das Atividades Eletivas do Ensino Médio. Foram realizadas atividades esportivas entre estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, nas quais as turmas puderam conhecer modalidades desenvolvidas, alguns dos educadores treinadores e o espaço no qual ocorrem os treinos. Na última semana de aulas do primeiro semestre, estudantes do 9º ano receberam colegas do Ensino Médio participantes dos Projetos Sociais e educadoras que os conduzem, para vivenciar algumas das práticas desse contexto de trabalho.

Será realizada em agosto uma reunião com os responsáveis pelos estudantes, a fim de refletir sobre esse momento na trajetória dos estudantes / famílias, apresentando o ciclo que finaliza a Educação Básica e as atividades através das quais o processo de passagem será continuado.

Estão planejadas situações para que os estudantes conheçam os desafios educacionais do próximo ciclo, familiarizem-se com as mudanças e tirem suas dúvidas e curiosidades.

Em relação aos familiares responsáveis, além da reunião coletiva, há possibilidade de agendamento de uma reunião individual tanto com a Direção Escolar, como com a Orientação do Ensino Médio.

Para estudantes, temos programados:

 

  • conversa da turma com a orientadora do Ensino Médio;

  • encontro da turma com estudantes que cursaram o Ensino Fundamental e cursam o Ensino Médio no Equipe;

  • orientação de estudos em Matemática, monitorada por estudantes do Ensino Médio;

  • conversa da turma com professores da área de Português do Ensino Médio;

  • avaliação de caracterização nas áreas de Português (interpretação de texto e redação) e Matemática – as mesmas provas feitas por estudantes de outras escolas, candidatos ao Ensino Médio do Colégio Equipe;

  • retorno dessas provas em aulas com professores das respectivas áreas;

  • preenchimento da Ficha Pessoal que compõe a apresentação dos estudantes aos educadores do Ensino Médio e

  • outras atividades com estudantes do Ensino Médio.

Seguem abaixo a sequência das atividades e seus objetivos.

OBJETIVOS AMPLOS

Criar condições para que os estudantes:

  • Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho na 1ª série do Ensino Médio.

  • Iniciem vínculos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.

  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram, de forma a contribuir com a finalização dos seus estudos no 9º ano.

Criar condições para que familiares responsáveis:

Conheçam os novos desafios educacionais e como se estrutura o Ensino Médio.

ETAPAS DE TRABALHO

ATIVIDADES

OBJETIVOS

COORDENAÇÃO

Apresentação a Atividade Eletiva – Treino Esportivo.

Ida ao Clube Homs –

dias 26/05 (9ºA)

e 27/05 (9ºB).

Que os estudantes experenciem a prática esportiva no contexto de treinamento, conheçam educadores e local desta atividade.

Luciana Fevorini e Profs. Treinadores

Apresentação a Atividade Eletiva – Projeto Social.

Dia 23 de junho, 2ª feira, das 14h10 às 15h05 (9ºB) e das 15h35 às 16h30 (9ºA).

Que os estudantes experenciem práticas desenvolvidas no contexto de projetos sociais e conheçam educadoras que os conduzem.

Luciana Fevorini e Educadoras de Projetos Sociais

Aula com a Orientação do Ensino Médio.

     Dia 08 de agosto,

6ª feira, das 16h30 às 17h25 (9ºA) e das 17h25 às 18h15 (9ºB).

Aula de OE

Que os estudantes conheçam as diretrizes e os principais trabalhos do Ensino Médio.

Luciana Fevorini e

Graça Totaro

REUNIÃO COM FAMILIARES DE ESTUDANTES 

28 de agosto, 19h30

Que os familiares conheçam os novos desafios educacionais e como se estrutura o Ensino Médio.

Luciana Fevorini e

Graça Totaro

Encontro com estudantes que cursaram EF e EM no Equipe.

Dia 22 de agosto, 6ª feira, das 16h30 às 17h25 (9ºA) e das 17h25 às 18h15 (9ºB).

Aula de OE

Que os estudantes conheçam impressões, avaliações e sugestões de colegas sobre o Ensino Médio.

Luciana Fevorini e

Graça Totaro

Aula com professores de Português e Redação do Ensino Médio.

Dia 11 de setembro, 5ª feira, das 14h10 às 15h05 (9ºA e 9ºB juntos) –

Sala de 6º ano.

Aula de Artes/Teatro (9ºA) e de Matemática-Desenho (9ºB)

Que os estudantes conheçam a proposta de trabalho das disciplinas de Português e Redação no Ensino Médio e o enfoque da avaliação no processo de passagem.

Iuri Pereira e

Luana Chnaiderman

Orientação de Estudos de Matemática.

Dia 12 de setembro, 6ª feira, das 16h30 às 18h15.

Aulas de Inglês e OE

Que os estudantes façam uma revisão dos principais conteúdos trabalhados em Matemática no Ensino Fundamental.

Diego Castellon, Tauã Silverio, Graça Totaro e monitores do Ensino Médio

Apresentação aos Cursos Temáticos Interséries.

Dia 29 de setembro, 2ª feira, das13h15 às 14h10            (9ºA e 9ºB juntos)           –

Sala de 8º ano.

Aula de História (9ºA) e de Geografia (9ºB)

Que os estudantes compreendam os objetivos dessa proposta curricular -temática e interséries -, conheçam sua organização e características, assim como alguns dos cursos que têm sido desenvolvidos.

Antônio Carlos de Carvalho, Moira Toledo, Renata Nogueira, Luciana Fevorini e

Graça Totaro

Provas de Interpretação de Texto, Redação e Matemática.

Dia 1º de outubro, 4ª feira, das 13h15 às 16h15.

Aulas de Ciências, História e Matemática (9ºA) e de Projetos, Artes/Teatro e História (9ºB)

Que o grupo de professores do Ensino Médio tenha dados de caracterização da 1ª série de 2026 para desenvolverem seu planejamento de trabalho.
Que o colégio possa ter dados comparativos do trabalho que desenvolve em relação aos novos estudantes que entram em 2026.
Que os estudantes ampliem sua percepção dos aprendizados que desenvolveram ao longo do Ensino Fundamental.

 Professores de Português e de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio:

 Cecília, Diego, Iuri, Luana

e Tauã

Acompanhamento de profs. que dão aulas nos respectivos horários ou de educadores de apoio pedagógico.

Retorno coletivo para os estudantes do 9º ano sobre os resultados das avaliações.

Dia 23 de outubro, 5ª feira, nas aulas de Matemática – 13h15 às 14h10 (9ºA) e 14h10 às 15h05 (9ºB).

Dia 24 de outubro, 6ª feira, nas aulas de Português – 14h10 às 15h05 (9º B) e 15h35 às 16h30 (9ºA).

Que os estudantes entendam como foram avaliados pelos professores da 1ª série e analisem seus resultados coletivamente.

Professores de Português, Redação e Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Cecília, Diego

e Graça

Apresentação da Ficha Pessoal para preenchimento pelos estudantes.

Dia 24 de outubro, 6ª feira, das 16h30 às 17h25 (9ºA) e das 17h25 às 18h15 (9ºB).

Aula de OE

Que o grupo de professores do Ensino Médio tenha dados de caracterização da 1ª série de 2026 para o planejamento

de trabalho.

Luciana Fevorini e

Graça Totaro

Outras atividades com estudantes do Ensino Médio.

Datas a definir.

Que os estudantes tenham contato com atividades desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio.

Luciana Fevorini

e estudantes

do Ensino Médio

Desde já, colocamo-nos à disposição para o aprofundamento dos pontos aqui colocados, para os familiares que sentirem necessidade.

Atenciosamente,

Coordenação do Ensino Fundamental II e Coordenação do Ensino Médio