Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 09 de Novembro |
10h00 às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos e educadores |
Roda de Capoeira | 6ª feira 06 de Dezembro |
16h30 às 18h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem | 4ª feira 04 de Dezembro |
19h às 21h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
11h às 12h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Esse adeus é crônico |
As alunas e os alunos do 5º ano-Tarde, depois de explorarem o mundo das notícias no 1º trimestre, se aventuraram pelo rico universo das crônicas durante o 2º semestre.
A partir da leitura de textos de autoras e autores clássicos, como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lima Barreto, Cecília Meirelles e alguns mais contemporâneos, como Cidinha da Silva, Elisa Lucinda, Antônio Prata, Daniel Munduruku e Itamar Vieira Junior, as crianças aprenderam que a crônica é uma “conversa” com o autor ou a autora, um contato próximo, íntimo, que emociona o leitor e a leitora e pode provocar risos e lágrimas.
O estudo deste gênero incluiu etapas de discussão e produção, nas quais todos e todas se envolveram com a leitura, a escrita e o processo de revisão até a produção da versão final. Receberam então um retorno da equipe de revisão e foram muito elogiados pela criatividade e o entendimento do gênero. Depois dos textos finalizados, puderam trabalhar na ilustração e na definição do título do livro.
As crianças do 5º ano-Tarde decidiram, coletivamente, escrever crônicas de despedida, o que faz muito sentido neste momento em que encerram um ciclo tão precioso em suas vidas. Assim nasceu a coletânea “Esse adeus é crônico”.
O cuidado e o capricho na produção dos textos e na preparação do livro foram enormes, o que nos faz ter certeza de que os leitores e as leitoras irão se divertir e se emocionar a cada história.
Ilustração de Rafael Paier Saleh
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Dandara Martins
Letra & Música: crônicas e poesias sobre São Paulo (Projeto de Língua Portuguesa) |
Ao longo do 2º e do 3º trimestres, os alunos e as alunas do 5º ano investiram na leitura e na análise das crônicas, gênero literário tão rico e cheio de brasilidade.
No mesmo período, puderam, também, estudar a história da cidade e entender a sua transformação constante, frenética e diversa.
A partir destes estudos, coroados com a visita ao centro histórico de São Paulo, as crianças da turma do 5º ano-Manhã trabalharam com a canção Grande São Paulo, do compositor Billy Blanco, famosa pela interpretação do cantor Pery Ribeiro, e produziram uma paródia em homenagem à nossa metrópole. Enquanto isso, alunas e alunos do 5º ano-Tarde escreveram uma segunda crônica, contando suas observações sobre o estudo de campo realizado.
Todos e todas capricharam nas ilustrações.
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim, Valéria Fernandes Rodrigo, Carolina Lisboa, Dandara Martins e Lara Nogueira
Maquete iluminada do centro de São Paulo (Projeto interdisciplinar de Geografia, História, Matemática e Português) |
O grupo vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, numa proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro histórico e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.
Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.
Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que as alunas e os alunos utilizaram para a construção das figuras espaciais e para a composição de elementos da maquete.
A leitura de textos informativos, a escrita de respostas e a produção de registros autônomos foram conteúdos de Português que fizeram parte deste projeto.
Como as duas turmas foram visitar o centro da cidade de São Paulo pessoalmente, em nosso projeto de campo, poder concretizar seus aprendizados em uma maquete foi uma maneira envolvente e interessante de relacionar conhecimentos e apoiar os estudos em sala de aula.
Professores responsáveis: Daniela de Amorim, Valéria Fernandes Rodrigo, Carolina Lisboa, Dandara Martins e Lara Nogueira
Exposição de Artes – Projeto Madeira |
Construir uma peça de madeira é desafiador. As possibilidades encantam ao mesmo tempo em que as ferramentas impressionam. A atenção se volta para a precisão da martelada, a força e o cuidado com o serrote, o peso da madeira.
A partir de tábuas e sarrafos pré-cortados, as alunas e os alunos do 5º ano tiveram como desafio criar uma construção de madeira. Inicialmente testaram encaixes e apoios entre as peças para, em seguida, registrar as ideias em desenhos de projeto. Com o uso de ferramentas e procedimentos básicos de marcenaria, as madeiras foram tomando forma e logo ganharam contornos de casinhas, bichos, banquinhos e tantos outros itens.
Na finalização, as peças foram pintadas com tinta acrílica, proporcionando a retomada dos procedimentos técnicos de pintura e o estudo das cores trabalhados em projetos anteriores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 06/12/2024
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Reunião de Passagem de 5º para 6º ano |
Data: quarta-feira, dia 04/12/2024
Horário: das 19h às 21h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Os principais aprendizados e as melhores histórias de nosso tempo de 1º a 5º ano |
Os educadores e as educadoras do Colégio Equipe convidam os familiares do grupo do 5º ano para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual os alunos e as alunas farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.
Este é um momento especial do percurso educacional dos e das estudantes deste ano que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados(as) a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Dandara Martins
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
- Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |