Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 9 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 6 de Dezembro |
16h30 às 18h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
8h15 às 9h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Contos de Fadas do 3º ano Tarde |
Era uma vez, no reino do Colégio Equipe, um grupo de crianças muito espertas que estudava no 3º ano–Tarde, e que aceitou o desafio dado por três incríveis rainhas.
O primeiro desafio foi o de realizar muitas leituras, como a leitura de muitos contos clássicos de autores conhecidos, como Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault; e do encontro com as histórias de Madame Leprince de Beaumont, entre outras mulheres escritoras de Contos de Fadas que viveram entre os séculos 17 e 18. Além desses, contos mais contemporâneos, de histórias brasileiras e japonesas.
O segundo desafio foi o de criar sua própria história, inserindo seus aprendizados, características do gênero e diversas revisões em relação à pontuação, coesão e ortografia.
Por último, o 3º desafio: passar pela revisão externa, contribuindo com textos ainda mais organizados e dentro das normas ortográficas.
Enfim, chegamos ao final feliz de todas as crianças do 3º ano: um livro cheio de magia, doçura, criatividade e inúmeras aventuras!
Ilustração de Benjamim de Amorim Maranhão de Magalhães
Professoras responsáveis: Anita Correa, Cida Rodrigues e Evelyn Tomoyose
Jogos Temáticos |
Os jogos são um importante recurso para o trabalho com conteúdos de Matemática e o exercício do raciocínio lógico. Ao longo do ano, foram propostos diversos jogos a partir dos quais as crianças precisaram calcular, compor e decompor quantidades, estabelecer relações e comparações, avaliar suas possibilidades de jogada, antecipar a consequência dessa jogada e possibilidades do adversário.
Durante o 2º semestre deste ano, as oficinas de jogos do 2º e 3º ano-Tarde envolveram principalmente a “Mancala”, um jogo africano que está entre os jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, o “Sudoku”, um quebra-cabeça que tem como objetivo a organização lógica de números ou símbolos, e o “Fecha-caixa”, jogo que estimula o cálculo mental, possibilitando aos alunos e alunas explorarem diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado e de subtração para calcular o resultado final a cada jogada.
Depois de muito jogar, as crianças construíram alguns jogos que estarão disponíveis para que todos possam experimentar.
Professoras responsáveis: Anita Correa, Camilla Guimarães e Evelyn Tomoyose
Exposição de Artes – Pinturas Monocromáticas |
As cores são o eixo central dos estudos em Artes do 3º ano.
Neste projeto, usamos as plantas como ponto de partida para observar diversos tons de verde e recriá-los com tintas guache para a composição de pinturas monocromáticas.
A variedade de formatos e manchas das folhagens que observamos nos espaços da escola e nos vasos do ateliê serviram ao estudo dos desenhos de observação – um desafio importante para o aprimoramento do traço e do olhar no pensamento do desenho.
Em seguida, os desenhos ganharam camadas de tinta em diversos tons de verde, com a proposta de representar cada planta em sua riqueza de detalhes, bem como construir composições explorando as inúmeras variações de tons de uma única cor. Assim, as crianças vivenciaram os procedimentos básicos da pintura, se apropriando dos tipos de pincel, da cobertura dos pigmentos, mistura de cores, tempo de secagem, bem como do uso dos aparatos necessários para preparar a estação de trabalho: papelões sobre a mesa, potes de água, paninhos de limpeza e avental.
Como referência, apreciamos imagens de obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles e Adriana Varejão, que exploraram o impacto visual do monocromático em obras que encantam pela materialidade e vibração das cores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de Artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021 estudamos a cerâmica Xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscamos olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, foi a vez de Mestre Vitalino e Mestre Galdino, ceramistas de Pernambuco, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil.
Neste ano foram os temas e elementos visuais da cerâmica Waujá que guiaram as nossas práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Habitantes do Parque Indígena do Xingu, os Waujá são notórios pela singularidade de sua cerâmica, pelo grafismo de seus cestos, pela sua arte plumária e máscaras rituais. Além da riqueza de sua cultura material, esse povo possui uma complexa e fascinante mito-cosmogonia, na qual os vínculos entre os animais, as coisas, os humanos e os seres extra-humanos permeiam sua concepção de mundo (de acordo com o site do Instituto Socioambiental).
Nesta exposição, apresentamos os trabalhos das crianças do 3º ano da manhã e da tarde, como uma amostra da produção realizada pelas turmas do Ensino Fundamental I.
Professoras responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 06/12/2024
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
- Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |