EFII – 6º Ano – Primeiro boletim

São Paulo, 24 de abril de 2023.

 

Queridas famílias e estudantes do 6º ano, 

No Colégio Equipe, a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem e tem por finalidade permitir aos professores(as), estudantes e seus responsáveis, identificar de que forma as aprendizagens previstas no nosso currículo estão sendo realizadas pelos estudantes e tomar decisões para a continuidade dos estudos.

No Ensino Fundamental II, as situações de avaliação podem contar com instrumentos como provas, trabalhos individuais e em grupo, lições de casa e a verificação de material de registro de aulas e de atividades. Nosso regimento prevê ainda que o processo avaliativo em cada disciplina seja composto por pelo menos dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos professores(as) com a supervisão da orientação pedagógica e agendados diretamente com os estudantes. A partir deles é que o professor verifica as aprendizagens de cada estudante ao longo do trimestre, atribuindo conceitos para cada uma delas. 

Nas aulas de Orientação Educacional (OE), os estudantes recebem o boletim, assim como gráficos com os resultados da turma em cada disciplina, fazem uma autoavaliação sobre seu desempenho no trimestre, assim como avaliam os cursos e a interação da classe. Entendemos que, tão importante quanto os resultados, é compreender os processos que levaram até eles e, principalmente, pensar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido ao longo dos próximos trimestres, tanto do ponto de vista individual como do grupo-classe.

Os resultados dos processos avaliativos de todas as disciplinas são expressos nos seguintes conceitos:

 

Conceitos:

Nível de aprendizagem do estudante

A

Atingiu plenamente todos os objetivos propostos

B

Atingiu os objetivos essenciais propostos

C

Atingiu parte dos objetivos essenciais propostos

D

Não atingiu os objetivos essenciais propostos

E

Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos

Z

Ausência de informação

 

Um estudante que não tenha atingido todos os objetivos essenciais propostos, ou seja, que tem como conceitos C, D, E ou Z deve passar pelo processo de recuperação trimestral que será discutido com as turmas em aulas de OE e explicado para as famílias na próxima circular. 

Atenciosamente, 

 

Coordenação do Ensino Fundamental II