São Paulo, 24 de abril de 2023.
Queridas famílias e estudantes do 6º ano,
No Colégio Equipe, a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem e tem por finalidade permitir aos professores(as), estudantes e seus responsáveis, identificar de que forma as aprendizagens previstas no nosso currículo estão sendo realizadas pelos estudantes e tomar decisões para a continuidade dos estudos.
No Ensino Fundamental II, as situações de avaliação podem contar com instrumentos como provas, trabalhos individuais e em grupo, lições de casa e a verificação de material de registro de aulas e de atividades. Nosso regimento prevê ainda que o processo avaliativo em cada disciplina seja composto por pelo menos dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos professores(as) com a supervisão da orientação pedagógica e agendados diretamente com os estudantes. A partir deles é que o professor verifica as aprendizagens de cada estudante ao longo do trimestre, atribuindo conceitos para cada uma delas.
Nas aulas de Orientação Educacional (OE), os estudantes recebem o boletim, assim como gráficos com os resultados da turma em cada disciplina, fazem uma autoavaliação sobre seu desempenho no trimestre, assim como avaliam os cursos e a interação da classe. Entendemos que, tão importante quanto os resultados, é compreender os processos que levaram até eles e, principalmente, pensar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido ao longo dos próximos trimestres, tanto do ponto de vista individual como do grupo-classe.
Os resultados dos processos avaliativos de todas as disciplinas são expressos nos seguintes conceitos:
Conceitos: |
Nível de aprendizagem do estudante |
A |
Atingiu plenamente todos os objetivos propostos |
B |
Atingiu os objetivos essenciais propostos |
C |
Atingiu parte dos objetivos essenciais propostos |
D |
Não atingiu os objetivos essenciais propostos |
E |
Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos |
Z |
Ausência de informação |
Um estudante que não tenha atingido todos os objetivos essenciais propostos, ou seja, que tem como conceitos C, D, E ou Z deve passar pelo processo de recuperação trimestral que será discutido com as turmas em aulas de OE e explicado para as famílias na próxima circular.
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental II