Caros pais e alunos do Ensino Fundamental II,
Esperamos que todos tenham tido um ótimo início de ano. Para a retomada das atividades escolares, selecionamos um breve conjunto de informações, que deve contribuir para a organização familiar.
I. INÍCIO DAS AULAS E CALENDÁRIO
Iniciaremos o ano letivo em 02 de fevereiro, de forma remota, e assim permaneceremos pelas três semanas iniciais do mês, tempo suficiente para que preparemos com toda a comunidade um regime parcialmente presencial de atividades na escola. O horário do Ensino Fundamental II será das 14h00 às 18h10, com quatro aulas de 50 minutos por dia.
O revezamento de alunos será detalhado nas reuniões de pais agendadas no calendário escolar. A proposta é que a partir de 22 de fevereiro cada aluno tenha aulas presenciais na escola uma vez por semana. Alunos do 6º e 7º anos irão numa semana às segundas e na outra às quartas, sempre metade da classe por vez, revezando-se. O esquema para os alunos do 8º e 9º é o mesmo, porém às terças e quintas. A parte do grupo que estará em casa, terá aulas online. Segundo as novas determinações do plano São Paulo, a presença é facultativa, ou seja, os pais podem escolher se os filhos participam ou não das atividades presenciais, mesmo que não sejam do grupo de risco.
O horário das atividades presencias na escola para os alunos do Ensino Fundamental II será das 14h00 às 18h10, organizado em quatro aulas de 50 minutos por dia. Nas primeiras semanas discutiremos com os alunos e famílias os cuidados e protocolos propostos para as atividades desse ciclo.
O calendário escolar com os principais marcos do ano letivo já está disponível no site do colégio. Solicitamos especial atenção às datas de reunião de pais.
Em breve enviaremos novo comunicado dando instruções detalhadas para o início das atividades online.
II. LIVROS E MATERIAIS
As relações dos livros adotados e materiais solicitados estão no site e já foram enviadas por meio de boletim eletrônico. Os professores organizaram seus planejamentos de forma a iniciar o trabalho com livros a partir da terceira semana de aula. O material necessário para registro deve ser utilizado pelos alunos desde o primeiro dia de aulas.
Importante: considerando que em sua maioria as aulas serão ministradas de forma mediada por tecnologia, é necessário que cada aluno ou aluna tenha à disposição um computador ou notebook, com câmera e entrada e saída de áudio, não apenas nos horários das aulas (entre 13h30 e 18h15), mas também para a realização de muitas de suas lições, tarefas e atividades. O uso do tablet é possível para assistir aulas, mas não é o ideal para a realização de tarefas; já o celular pode ser um excelente auxílio para comunicação com colegas e até para algumas pesquisas, mas não é bom para aulas ou realização de tarefas e atividades.
III. COMUNICAÇÃO COM A ESCOLA
Para facilitar a comunicação entre os familiares e a escola, destacamos abaixo os setores responsáveis por atendê-los nos diferentes assuntos (telefone: 3579-9150 e 36626500).
Assunto | Setor |
---|---|
|
Secretaria |
|
Atendimento |
|
Tesouraria |
|
Orientação Educacional e Pedagógica Mariana Doneux (6º e 7º anos) |
Como a presença nas atividades propostas (aulas online e/ou presenciais) de cada um dos alunos e alunas é fundamental em todos os momentos de trabalho, solicitamos que atrasos e faltas sejam justificados no próprio dia, junto à Secretaria e, quando previstos, sejam comunicados antecipadamente.
Lembramos que, quando houver atividade presencial na escola, após a entrada dos alunos, a saída só ocorrerá ao final horário letivo. Caso necessitem sair antes, os alunos deverão trazer uma comunicação por escrito dos pais. Para não atrapalhar o andamento das aulas, só serão permitidas saídas nos intervalos entre aulas
É imprescindível que possamos nos comunicar facilmente com os pais. Nesse sentido, solicitamos que sejam mantidos atualizados na Secretaria os endereços, e-mails e telefones para contato.
Toda a comunicação escrita da escola para os pais, após o início das aulas, será realizada por e-mail, ficando uma cópia disponível no site (www.colegioequipe.g12.br/comunicacao/circulares). Se eventualmente observarem que não estão recebendo as comunicações da escola, entrem em contato com a Secretaria para que possamos solucionar o problema.
IV. SAÚDE
Se durante o período de aulas alguma situação de saúde de aluno exigir atenção, a Inspetoria buscará acolhê-lo e, havendo necessidade, entrará em contato com um dos responsáveis.
Os alunos que manifestarem algum sintoma de gripe não deverão ir à escola e esta deverá necessariamente ser informada.
Mais ainda que em outras épocas, é imprescindível que a escola tenha conhecimento sobre condições cotidianas de saúde dos alunos, além do que é informado pelos responsáveis na Ficha de Saúde para a matrícula. Se um aluno não está bem dentro da escola, funcionários do colégio, que estão próximos aos alunos naquele momento, precisam estar cientes. O contato direto dos alunos com os pais, sem previamente falarem com a escola, pode prejudicar o atendimento às necessidades de saúde deles.
V. PASSE ESCOLAR
Os alunos interessados na aquisição do Bilhete Único Escolar devem seguir as orientações da SPTrans, disponíveis no endereço eletrônico http://www.sptrans.com.br.
VI. CARTEIRA ESCOLAR DO COLÉGIO EQUIPE
A escola oferece uma carteira de Identificação Estudantil, que confere ao aluno o direito de pagamento de meia-entrada. Os alunos que quiserem solicitá-la devem trazer uma foto 3×4 e pagar uma taxa no valor de R$15,00 na Secretaria até o dia 09 de fevereiro.
VII. SITE, Facebook e Instagram (colegioequipe.g12.br – facebook/ColegioEquipe – facebook/ColegioEquipe50anos; instagram.com/colégio_equipesp)
Convidamos todos a acompanhar o horário semanal, o calendário anual, as atividades desenvolvidas e trabalhos publicados por meio dessas mídias.
Atenciosamente,
Luciana B. Fevorini
Diretora Escolar – Colégio Equipe