Às famílias de GI a 5º ano,
Durante esse período de escola à distância, inicialmente nosso objetivo é manter o contato educacional com as crianças e oportunizar situações de aprendizagem por meio de propostas que abordem conteúdos e práticas de estudo significativas para cada grupo.
Evitaremos o uso de tecnologias desconhecidas para os alunos, que demandem excesso de dependência dos adultos, pois sabemos que já precisarão de maior acompanhamento.
Seguem nossas orientações iniciais sobre a forma como nos comunicaremos nesse período. Se houver alteração em algum aspecto, avisaremos.
Nossas propostas para os alunos
Nesse primeiro momento, vamos usar o site da escola para postar as propostas para os alunos de GI a 5º ano. Haverá um mural por grupo ou série com links para elas, de forma que as famílias não dependam de receber um boletim da escola para acessá-las.
Toda terça e quinta, pedimos que acessem novos lotes de material, com propostas que devem ser divididas pelos dias subsequentes. A princípio, as propostas postadas na terça-feira podem ser realizadas na quarta e na quinta, e as propostas postadas na quinta-feira podem ser realizadas na sexta, na segunda e na terça. Algumas professoras enviarão um cronograma para a realização das atividades, que pode ser considerado como uma sugestão, já que sabemos que a rotina de vocês deverá sofrer ajustes nesse período.
As atividades serão postadas por data e determinaremos dias para o retorno no caso das atividades que os alunos devem realizar e enviar para os professores. As propostas elaboradas pelos professores especialistas serão postadas, ao menos inicialmente, a cada quinze dias, sendo que algumas poderão ser realizadas mais de uma vez.
No mural, haverá um calendário com o registro das atividades postadas e uma indicação das datas agendadas para o envio do que deverá ser produzido e encaminhado para a escola.
As atividades adaptadas para alunos com essa necessidade serão enviadas diretamente para o e-mail dos pais.
Tempos da escola em casa
Na última segunda-feira, em conversa com os alunos presentes de todos os grupos, dissemos a eles que esperávamos que fossem muito legais nesse período como filhos, irmãos, amigos, netos. Pedimos que ajudassem em casa, brincassem com irmãos, cuidassem uns dos outros e colaborassem para a manutenção de um clima amigável. Dissemos também para não ficarem mais tempo do que o habitual em jogos nas telas, mas encontrassem outras formas de brincar em casa, ou utilizassem as telas para investir nos vínculos com amigos e parentes, trocando experiências e sugestões de boas descobertas. Pedimos, em especial, que se tivessem parentes idosos, ligassem para eles com frequência, para perguntar como estão vivendo esse período e contar das atividades da escola e das que estão descobrindo em casa, para que se sentissem queridos e próximos. Pedimos ainda que buscassem ler, desenhar, movimentar o corpo e o que mais pudessem criar.
Esperamos que as crianças possam ainda ouvir música, plantar, regar, cozinhar, escrever e descobrir novos interesses. Algumas de nossas propostas terão essa intenção, mas sabemos que caberá a cada família encontrar um ritmo de dedicação cotidiana das crianças aos diferentes tipos de atividade, pessoais, domésticas e escolares, que mantenha a dinâmica familiar equilibrada.
Envio de atividades realizadas pelos alunos para nós
Nesse primeiro momento, avaliamos ser melhor o envio dos materiais por e-mail. Uma das vantagens disso é que esse e-mail poderá também ser utilizado como uma agenda, permitindo que as professoras ou a orientação enviem pequenos bilhetes personalizados para os alunos ou para vocês.
Recomendamos que os alunos continuem escrevendo à mão e não fiquem mais tempo do que o necessário nas telas. As atividades podem ser realizadas no material que foi para casa, como fichas, apostilas e cadernos, a partir da orientação das professoras, ou eventualmente em folhas avulsas. Nossa sugestão é que sejam digitalizadas ou fotografadas em baixa resolução, o que for mais fácil, e então enviadas.
Fica como sugestão a utilização do aplicativo de scanner Google Photoscan ou outro que vocês tenham familiaridade, mas esta não é uma condição para o envio das imagens, o importante é vocês definirem o que funciona melhor para cada um.
Pedimos que renomeiem as lições a serem devolvidas inserindo o nome do aluno ao final do nome da lição, onde há essa indicação. Segue um exemplo:
Nome da lição postada no site: LP-E Ortografia R ou RR 4º ano Nome do aluno.
Nome da lição enviada aos professores: LP-E Ortografia R ou RR 4º ano Carlos Castelo.
Seguem os e-mails que pedimos que utilizem para enviar materiais, ou como agenda:
Conversas com a Orientação
Os orientadores, assim como os professores, poderão responder questões pontuais pelos endereços de e-mail acima, cujo critério deverá ser o mesmo utilizado para os bilhetes que eram escritos na agenda. Para comunicações desse tipo, pedimos que escrevam A/C de alguém do grupo.
Para o agendamento de conversas (não presenciais), solicitamos que continuem entrando em contato diretamente com a Sheila Valezi, assistente de orientação, nesse momento apenas pelos e-mails orientacao.ei.ef1@colegioequipe.g12.br ou sheila@colegioequipe.g12.br. Ela organizará a agenda da orientação, definindo horários para conversas pelo telefone. Continuaremos também entrando em contato sempre que necessário.
Desejamos encontrar formas cada vez melhores de fortalecer nossos vínculos e nos acompanhar nesse período, e que todos fiquem bem! Estamos também à disposição para dúvidas ou necessidades que surgirem.
Atenciosamente,
Coordenação de EI e EF I
Colégio Equipe