Aos pais dos alunos de GI e 1º ano,
O início do ano é sempre um momento de adaptações. Para as crianças que já estudavam conosco, ele é marcado pelo reencontro com os antigos colegas e com as professoras e pelo desejo de resgate de brincadeiras conhecidas, e elas são convidadas também a conhecer e acolher aqueles que chegam pela primeira vez à escola. Para os novos integrantes, tudo é novo e precisa ser conhecido, enquanto novos vínculos são constituídos.
Para nós, o período de adaptação não termina quando as crianças conseguem se despedir e permanecer conosco na escola, mas segue como um processo no qual cuidamos de cada criança, respeitando seu tempo e ritmo para que possa, aos poucos, sentir-se segura para conviver e aprender, conquistando assim um lugar no grupo que lhe garanta uma boa continuidade no seu percurso escolar. Ter o sentimento de pertencer a um grupo vai favorecer que, gradativamente, se disponha a construir conhecimentos em conjunto, expondo seu pensamento, ouvindo o dos demais, contribuindo e aceitando contribuições à formulação e reformulação de perguntas e ideias.
Neste período, é importante a parceria da família no sentido de compartilhar conosco qualquer questão que cause preocupação, com relação à convivência da criança no espaço escolar ou a aspectos observados em casa que possam indicar alguma dificuldade relacionada à adaptação à escola.
Inserção social para o aprendizado
Propiciar a interação e a colaboração entre crianças de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado ao longo de toda a escolaridade. As crianças do GI e do 1º ano realizam atividades curriculares em comum com as mais novas e mais velhas em função de objetivos específicos de aprendizado.
No Grupo Interidades, muitas crianças entram novinhas, são acolhidas e vêm a acolher as mais novas nos anos seguintes. A partir do 1º ano, observamos que muitas já incorporaram essa postura e auxiliam as demais a desenvolvê-la.
É comum planejarmos, durante todo o ano, atividades de brincadeira, artes, jogos, contação de histórias, lanche, parque, entre outras, que integram crianças do Grupo Interidades e do 1º ano.
As crianças do 1º ano fazem também brincadeiras e atividades de Matemática (jogos e cálculos diversos) em integração com o grupo do 2º ano.
O mesmo propósito se realiza nas propostas de Atividades Diversificadas, que integram crianças de GI a 3º ano em torno de desafios de linguagem. Esperamos, assim, que nossos alunos possam experimentar diferentes papéis nos diversos agrupamentos dos quais participam, ora no lugar de quem ensina, ora no lugar de quem aprende.
Reuniões de Pais e Eventos
Em breve daremos início às Reuniões de Pais, encontros nos quais poderemos elucidar, de início, a nossa proposta educacional e, ao longo do ano, a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar; os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo; e os principais aspectos da vida escolar dos alunos e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.
Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da comunidade da escola e para que os pais se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos.
Data | Grupo | Evento | Objetivo Principal |
---|---|---|---|
Sábado, 9/5 | GI a 5º ano | Passeio Ciclístico | Convivência entre alunos, pais e educadores |
Sábado, 30/5 | GI a 9º ano | Mostra Literária | Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita |
Sábado, 20/6 | GI a 9º ano | Festa Junina | Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais |
6ª feira, 25/9 | GI a 5º ano | Encerramento da Olimpíada – Manhã | Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração, que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas |
GI a 9º ano | Encerramento da Olimpíada – Tarde | ||
Sábado, 17/10 | GI a 5º ano | Brinquedos e Brincadeiras | Comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras entre pais e filhos |
Sábado, 7/11 | GI a 9º ano | Escola, Arte e Cultura | Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano |
6ª feira, 4/12 | GI a 5º ano | Roda de Capoeira | Confraternização entre alunos de diferentes grupos |
4ª feira, 9/12 | 2º a 5º ano | Apresentação de Música | Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo |
Conversas com a Orientação
Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar dos alunos, as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.
Nossa expectativa é de que os pais entrem em contato conosco se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou para nos contar sobre o que os alunos estão vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção em diversos aspectos.
Temos oportunidades para encontros breves na entrada e na saída, para tratar de assuntos do dia a dia, bem como a possibilidade de uso da agenda para orientações ou esclarecimentos pontuais. Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar os alunos de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.
Aspectos que costumam motivar conversas são:
- dúvidas quanto à necessidade de acolher as dificuldades de um aluno ou intensificar conjuntamente, pais e escola, nossa expectativa e exigência;
- dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento ou auxílio, ou de uma maior exigência de autonomia, nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega;
- a necessidade de intervenções diante de dificuldades de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão.
Relatórios geral e individual
A cada semestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno às famílias. Enquanto o relatório geral busca comunicar os desafios de aprendizagem propostos e nossa avaliação do processo coletivo, os individuais registram como cada criança se apresenta e interage no grupo, nas brincadeiras, socializações e situações de conflito, assim como as nossas intervenções, ou seja, nossas formas de acompanhá-las em seu vínculo conosco e com o grupo, e diante dos desafios de aprendizagem. Partilhar esses aspectos com as famílias nos permite olhar conjuntamente para o processo escolar de cada criança.
Participação dos pais no aprendizado
As crianças trazem muito do que aprendem com os pais e nas situações extraescolares para partilhar com o grupo, e vão levar para casa também lições ou pedidos de material de pesquisa que permitirão que partilhem em casa um pouco de seus desafios e percursos na escola.
O sentido da lição de casa será construído com as crianças ao longo do tempo. Como elas ainda estão se apropriando deste procedimento, é importante que possamos reforçar, em casa e na escola, o objetivo de partilharem com os colegas a produção pessoal, daí a importância de terem cuidado com a folha de papel e de se lembrarem de trazer a pasta de lição para a escola. Da mesma forma, é importante que estejamos alinhados no sentido de encorajar as crianças a se arriscarem, tentando fazer a lição do seu jeito e trazendo eventuais dúvidas para a escola. Pedimos a colaboração de vocês no sentido de oferecer um local limpo e bem iluminado para as crianças fazerem as lições, preferencialmente sempre no mesmo horário.
Aproveitamos para enfatizar que a leitura diária de livros infantis e as brincadeiras e jogos com números são atividades sempre apreciadas pelas crianças em casa e que muito contribuem para o seu interesse pelo universo da literatura, pela leitura e escrita, e para o seu conhecimento e domínio do sistema numérico.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos,
Joana Elkis Orientação Pedagógica e Educacional |
Adriana Mangabeira Coordenação de EI e EF I |