Aos pais do 5º ano,
Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.
Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e planejamos para este semestre alguns encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.
Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu(sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.
Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!
Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.
OBJETIVOS GERAIS
Criar condições para que os alunos:
- Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
- Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
- Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.
Criar condições para que os pais:
- Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.
ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO
Solicitamos que os alunos não faltem à escola nas datas agendadas para que consigam participar de todas as atividades previstas.
ATIVIDADE | OBJETIVO | RESPONSÁVEIS |
---|---|---|
Aulas de OE 5º ano – manhã: 4/09, às 10h45 5º ano – tarde: 6/09, às 17h05 |
Que os alunos possam conversar sobre as suas expectativas, dúvidas e anseios relativos à passagem para o 6º ano. | Valéria ou Daniela e Flávio |
Conversas com o prof. Carlos Matumoto 5º ano – tarde: 10/09, às 14h55 5º ano – manhã: 11/09, às 11h35 |
Que os alunos conheçam o professor de Matemática do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar. | Matumoto e Valéria ou Daniela |
Conversas com a profª Luana Chnaiderman 5º ano – manhã: 20/09, às 11h35 5º ano – tarde: 20/09, às 13h15 |
Que os alunos conheçam a professora de Português do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar. | Luana e Valéria ou Daniela |
Avaliações de Matemática e Português 5º ano (manhã e tarde): a ser agendado pelas professoras |
Que os alunos possam demonstrar os seus principais aprendizados nessas áreas através de uma atividade formal | Valéria e Daniela |
Conversas com o prof. Matumoto 5º ano – tarde: 8/10, às 14h55 5º ano – manhã: 9/10, às 11h35 |
Retorno coletivo do resultado da avaliação de Matemática. | Matumoto, Valéria ou Daniela |
Conversas com a profª Luana 5º ano – manhã: 18/10, às 11h35 5º ano – tarde: 18/10, às 13h15 |
Retorno coletivo do resultado da avaliação de Português. | Luana, Valéria ou Daniela |
Encontro com alunos do 6º ano 5º ano – manhã: 21/10, às 13h15 5º ano – tarde: 21/10, às 14h10 |
Que os alunos do 5º ano conversem com os do 6º ano, compreendendo o que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. | Ana Tanis, Flávio, Valéria e Daniela |
Encontro com alunos do 6º ano 5º ano – tarde: 25/11, às 13h15 5º ano – manhã: 25/11, às 14h10 |
Que os alunos do 5º ano conheçam um projeto interdisciplinar e recebam o Almanaque, material do projeto Santos. | Mariana Doneux, Valéria e Daniela |
Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados.
Ana Tanis Orientação Pedagógica e Educacional – 6º ano |
Flávio Cidade Orientação Pedagógica e Educacional – 5º ano |