EM – Encerramento do ano letivo – Recuperações

21/11/2023

São Paulo, 21 de novembro de 2023.

Caras famílias – estudantes e respectivos responsáveis,

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

Estamos próximos à finalização deste ano letivo. Nossos encontros de socialização de trabalhos e celebração do processo ensino-aprendizagem vêm ocorrendo desde o mês de setembro. Agradecemos a todos que têm comparecido, especialmente aos que recentemente estiveram presentes às apresentações de monografias de estudantes da 3ª série, que marcam a formação da turma.

Lembramos que, nesta semana, teremos socializações específicas de 1ª e 2ª séries, conforme Boletins Equipe já enviados aos estudantes dessas séries e seus familiares.

Em breve enviaremos convite a toda a comunidade, para que estejamos juntos no dia 02 de dezembro, sábado, para a socialização dos Projetos Sociais.

Estudantes da 3ª série e seus responsáveis receberão também Boletim Equipe sobre a Cerimônia de Encerramento da Educação Básica, a ser realizada em 13 de dezembro.

Conforme nosso calendário, as aulas do 4º bimestre se encerram no dia 30/11, para a 1ª e 2ª séries e no dia 27/11, para a 3ª série.

As atividades dos Projetos Eletivos (Treinos Esportivos e Projetos Sociais), que ocorrem no período da tarde, serão encerradas em momentos diferentes, a saber:

• Treinos Esportivos

Futsal – encerramento conjunto das turmas de segunda-feira e de quarta-feira, masculinas e femininas: dia 22/11, quarta-feira, no Playball, com confraternização no colégio posteriormente.

Handebol – encerramento em 21/11, terça-feira, no Clube Homs, com confraternização no mesmo local.

Vôlei – encerramento em 21/11, terça-feira, no Clube Homs, das turmas feminina e masculina, juntamente com a turma de treinamento de handebol, com confraternização no mesmo local.

• Projetos Sociais

Últimos dias de atividades – 27, 28 e 29 de novembro (segunda, terça e quarta-feira), cada projeto em seu dia semanal de trabalho.

Dia 02 de novembro, sábado – Atividade de Socialização, com a presença de todos os estudantes participantes de Projetos Sociais e seus familiares, além de representantes das instituições parceiras e convidados.

Os horários dos Treinos Esportivos e Projetos Sociais, para o período entre 21 de novembro e 02 de dezembro, estão sendo combinados pelos educadores de cada Projeto Eletivo junto aos respectivos estudantes. Essas atividades constituem o processo de trabalho e, portanto, pressupõem e contam com a presença de todos.

As atividades do coletivo Equipreta se encerram no dia 22/11, com visita à exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, no Instituto Moreira Salles, conforme Boletim Equipe enviado.

O Grêmio manterá suas reuniões e atividades conforme planejamento dos estudantes que têm se comprometido nessa atuação.

Durante o mês de dezembro serão divulgadas as listas de livros e materiais para 2024, assim como o calendário contendo datas de marcos educacionais no próximo ano.

Como nem todos os alunos apresentam condições para encerrar o processo de trabalho do ano ao término do 4º bimestre, seguem abaixo orientações para a continuidade dos estudos, através da recuperação final.

Agradecemos pela convivência no ano, pela parceria na formação dos estudantes e pela confiança na condução conjunta desse processo.

Coordenação do Ensino Médio

ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

Ao longo do ano foram criadas situações para que estudantes que encontraram dificuldade em atingir objetivos específicos de uma disciplina pudessem alcançá-los.

Ao término do 4º bimestre, haverá mais uma etapa de trabalho que visa a orientar o estudo de quem ainda necessita recuperar conteúdos importantes à continuidade do processo ensino-aprendizagem e foi remetido à Recuperação.

Para os alunos da 3ª série, os resultados com os conceitos do 4º bimestre serão divulgados no dia 28 de novembro, a partir das 12h, no mural da Secretaria e pelo “portal do aluno”.

Para os alunos da 1ª e 2ª séries, os resultados com os conceitos do 4º bimestre serão divulgados no dia 02 de dezembro, a partir das 11h, no mural da Secretaria e pelo “portal do aluno”.

Conforme o calendário escolar, a Recuperação Final se dará nas seguintes datas:

Séries Período de Aulas  Dias de Provas
29/11 a 05/12 06-07-08/12
1ª e 2ª 04/12 a 12/12 13-14-15/12

É imprescindível a presença às aulas e a execução de todas as atividades e avaliações propostas pelas disciplinas/componentes curriculares nos quais o estudante esteja de Recuperação, por uma ou mais das seguintes situações: por média final abaixo de B; por conceito D no 4º bimestre, mesmo que a média final seja B; por somatória anual das faltas além do estabelecido pela legislação vigente.

Os roteiros de estudo se encontram em link abaixo e devem ser acessados previamente, dado que orientam a organização dos alunos e há disciplinas/componentes curriculares que exigem a preparação de trabalhos anteriormente às aulas de recuperação.

Os horários de aulas e provas de recuperação estão disponíveis em links nesta página e estão sendo divulgados nos murais de sala de aula.

Os resultados finais, após a recuperação, serão divulgados em 13/12/23 para a 3ª série, e em 20/12/23 para 1ª e 2ª séries.

Roteiros de Estudos de Recuperação

3ª série – Horário de Aulas de Recuperação

3ª série – Horário de Provas de Recuperação

1ª e 2ª séries – Horário de Aulas de Recuperação

1ª e 2ª séries – Horário de Provas de Recuperação

EM – Encerramento do ano letivo – Recuperações

21/11/2023

São Paulo, 21 de novembro de 2023.

Caras famílias – estudantes e respectivos responsáveis,

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

• Treinos Esportivos

• Projetos Sociais