EFII – 8° e 9° Ano – Projeto Social OBA

14/02/2020

Caros pais e alunos, 

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a participação dos alunos dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental nas atividades do Instituto Equipe. Para que possam se preparar bem para realizar a escolha em participar, queremos apresentar o Instituto Equipe retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte desta atividade.

 

Vamos lá:

Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Fundamental e Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

  • Os projetos sociais têm como uma das suas características o fato de que as turmas são formadas por adesão e interesse. Ou seja, cada aluno escolhe o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado. No entanto, nesta escolha você deve ser responsável com a atividade e o grupo e educadores envolvidos, assumindo o compromisso de participar até o final do ano.
  • Os projetos sociais constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessários para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Os projetos sociais têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao longo do processo de trabalho.
  • A sua escolha e compromisso de participação deverão contar com uma conversa com seus pais e a concordância e autorização deles – expressa no formulário de escolhas – para que você possa assumir este trabalho na escola.

Para este ano ofereceremos, para os alunos do Ensino Fundamental, o projeto OBA!

 

Projeto OBA!

Criado por alunos do Fundamental II, em 2004, com o objetivo de promover o encontro entre adolescentes e crianças por meio de brincadeiras.

Realizado em escolas e instituições da rede pública que trabalhem com crianças até seis anos de idade.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o projeto social escolhido;
  3. Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
  4. Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
  5. Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
  6. Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;
  7. E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

 

Oferecimento:

Segunda-feira ou terça-feira, das 9h às 12h.

Além dos encontros semanais, os participantes do projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.

Deslocamento por Van

Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.

Custo: taxa semestral de R$ 230,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.

Os alunos interessados em participar do Projeto OBA! devem entregar a ficha de inscrição até 20/02/2020, quinta-feira, na Secretaria do Colégio.

As atividades terão início no dia 02/03, no Instituto Equipe.

 

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

EFII – 8° e 9° Ano – Projeto Social OBA

14/02/2020

Caros pais e alunos, 

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a participação dos alunos dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental nas atividades do Instituto Equipe. Para que possam se preparar bem para realizar a escolha em participar, queremos apresentar o Instituto Equipe retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte desta atividade.

 

Vamos lá:

Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Fundamental e Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

  • Os projetos sociais têm como uma das suas características o fato de que as turmas são formadas por adesão e interesse. Ou seja, cada aluno escolhe o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado. No entanto, nesta escolha você deve ser responsável com a atividade e o grupo e educadores envolvidos, assumindo o compromisso de participar até o final do ano.
  • Os projetos sociais constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessários para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Os projetos sociais têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao longo do processo de trabalho.
  • A sua escolha e compromisso de participação deverão contar com uma conversa com seus pais e a concordância e autorização deles – expressa no formulário de escolhas – para que você possa assumir este trabalho na escola.

Para este ano ofereceremos, para os alunos do Ensino Fundamental, o projeto OBA!

 

Projeto OBA!

Criado por alunos do Fundamental II, em 2004, com o objetivo de promover o encontro entre adolescentes e crianças por meio de brincadeiras.

Realizado em escolas e instituições da rede pública que trabalhem com crianças até seis anos de idade.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o projeto social escolhido;
  3. Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
  4. Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
  5. Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
  6. Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;
  7. E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

 

Oferecimento:

Segunda-feira ou terça-feira, das 9h às 12h.

Além dos encontros semanais, os participantes do projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.

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Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3579 - 9150

(11) 3662 - 6500

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2020

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