O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Nelson Nicastro

Entrevistado(a)

 

Na entrevista com Nelson Nicastro, de 78 anos, nascido em 1940 no Brasil, casado, com 3 filhos e 5 netos, narra a história da imigração de seu pai, com sua mãe e sua irmã mais velha.

O pai, Gennarinho e mãe, Urania, nasceram em Rossano na Itália, se casaram e tiveram uma filha lá. Em 1924, quando a menina ainda tinha um ano, eles imigraram para o Brasil.

A Europa e a Itália, particularmente, estavam passando por um momento muito difícil por conta da guerra de 1918, então, o Brasil, que era visto por eles como um país jovem, de futuro, recém descoberto e recém fundado, recebeia muitos imigrantes. A maioria dos imigrantes que vinham para o Brasil, ia trabalhar nas lavouras de café em grandes fazendas. Mas, como Gennarinho já tinha um histórico com trabalhos de construção, ele tomou outro rumo, indo para o interior de São Paulo para trabalhar na construção de estradas de ferro. Ali, conseguiu crescer na vida com muito trabalho e formar sua própria construtora.

A chegada em São paulo foi difícil, especialmente para se adaptar a uma cidade tão diferente, Mas Gennarinho e Urania sempre gostaram muito do Brasil, nunca comentaram sobre preconceito e se fixaram. Com o tempo ele foi construindo sua vida na cidade, ele teve 7 filhos em São Paulo, 5 homens e 2 mulheres.

Os pais de Nelson vieram casados da Itália, mas aqui seus filhos se casaram com pessoas de diferentes nacionalidades (espanhola, portuguesa, oriental). Mas a cultura da Itália sempre está junto a família, com almoços de domingo, cantar e estar sempre bem ainda prevalece na família.

 

Colégio Equipe 2019 ©