O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Chloé Musatti

Entrevistado(a)

 

Chloé Musatti nasceu no Brasil, é viúva de Piero Musatti, que era de origem italiana. Ela conta a história da família de Piero, que veio para o Brasil em 1939 fugindo do fascismo na Itália. Ele tinha 3 anos. Eles fugiram de lá fingindo-se de turistas, para não causar desconfiança. Quando chegaram aqui, não sentiram muito preconceito por serem imigrantes; por outro lado, um membro da família não conseguiu se acostumar muito bem com o novo país, era o avô do Piero, Elio Musatti.

Apesar da maioria da família ter vindo para o Brasil, ficaram algumas pessoas da família na Itália. Nenhum Musatti se arrependeu de ter vindo para o Brasil, mas muitos italianos que voltaram para o país de origem se arrependeram. Os Musatti conseguiram manter o nível de vida que tinham na Itália; além disso, eles continuaram com o mesmo ramo de trabalho, que era o de seguros. Uma coisa interessante foi que apenas 500 judeus italianos imigraram na mesma época; todos se conheciam, tinham uma relação boa e falavam como se fossem uma enorme família. As expectativas ao chegar ao Brasil eram de poder morar em um lugar seguro e bom para toda a família.

FOTO DE QUANDO A FAMÍLIA MUSATTI ESTAVA VINDO PARA O BRASIL SE FINGINDO DE TURISTAS. PIERO É O GAROTO DE SUNGA PRETA NA ESQUERDA DA IMAGEM

PIERO ESTÁ SENTADO NO COLO DE SEU PAI LEO E À DIREITA ESTÁ SEU AVÔ, ÉLIO

 

Colégio Equipe 2019 ©