O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

William Figueroa

Entrevistado(a)

 

William Figueroa nasceu na Colômbia, é idoso e atualmente está vivendo no Brasil. William já viveu em três países, logo, imigrou bastante.

William tem uma família de origem espanhola, seus avôs são espanhóis, mas imigraram para a Colômbia, então o seu pai é colombiano, e a sua mãe é colombiana. Seus irmãos são colombianos também. William tem filhos venezuelanos e tem dupla nacionalidade, colombiana e venezuelana.

A primeira imigração que fez foi para a Venezuela, ele tinha 25 anos quando imigrou para lá. Saiu da Colômbia, pois lá não tinha muito emprego, ele imigrou para a Venezuela em busca de um futuro melhor, pois lá havia muitas oportunidades.

Quando William chegou à Venezuela, tudo era muito bom, segundo ele, era muito fácil de conseguir emprego e tinha trabalho de sobra. Logo quando chegou, começou a trabalhar em mecânica industrial, e continuou nessa profissão por 42 anos. Atualmente, na Venezuela, ainda tem trabalho, porém, o bolívar venezuelano está muito desvalorizado, isso é uma queixa que William fez.

A sua filha conheceu seu esposo e imigrou para o Brasil para morarem juntos. No dia 31/05, sua filha foi pedida em casamento em São Paulo, e William, para comemorar com ela, viajou para o Brasil. Ele disse que gostou bastante do país na época que ficou hospedado em São Paulo.

Um tempo depois do casamento de sua filha, a Venezuela entrou em uma crise. Mesmo William conseguindo manter o seu trabalho em meio à crise, a sua filha ficou com muito medo de seu pai continuar na Venezuela e sugeriu que ele se mudasse para cá para morar com ela. William aceitou, e até hoje está morando em São Paulo com sua filha.

William está morando em São Paulo há um ano e três meses, e está aposentado do seu trabalho com mecânica industrial na Venezuela. Quando William chegou ao Brasil, estava com a expectativa de conseguir um trabalho que tivesse a ver com mecânica industrial, parecido com o que tinha na Venezuela, porém, infelizmente, não conseguiu o trabalho. Já que William, desde a sua infância, jogava muitos esportes, tais como baseball, futebol, futsal, handball etc., achou uma oportunidade no Brasil para trabalhar como professor de esporte, e está até hoje exercendo esse cargo, trabalhando com crianças de 6 a 15 anos.

William gosta muito do Brasil atualmente, mas diz que só se mudou para morar perto de sua filha, pois estava com muitas saudades. Ele está gostando muito de morar no Brasil, e ama seu trabalho.

 

 

Colégio Equipe 2019 ©