O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Nilcea Lopes

Entrevistado(a)

 

A entrevistada foi Nilcea Lopes, minha avó, porém ela não foi a imigrante e sim seu avô, Bernardino Lopes, imigrante espanhol que veio ao Brasil por volta do ano de 1930, na ditadura que aconteceu na Espanha, do governo do General Franco. Esse contexto político dividiu a Espanha em duas posições politicas divergentes, sendo que, muitos espanhóis, que tinham uma opinião politica diferente de Franco, imigraram para o Brasil para não serem ameaçados. Vieram de barco ao Brasil, viagem que durou 3 meses . Eles deixaram para trás um primo, que veio um pouco depois.

Na entrevista, ela conta um pouco de relatos que ela ouviu de seus avós e seus pais sobre como era a vida dos seus antepassados, antes da vinda ao Brasil.

Ela conta que, no inicio, a família se separou, uma grande parte ficou em Nilópolis, no Rio de Janeiro e até hoje tem familiares que moram em Nilópolis e outra parte se estabeleceu em São Paulo, onde também tem famíliares. Ela conta de algumas tradições familiares como o fato de que, até hoje, muitos membros da família frequentam “ a espanholada”, que é um festival da cultura espanhola. Lá revivem sentimentos, uma espécie de funeral para aqueles que não conseguiram fugir da Espanha e foram detidos pelos militares. Também tem uma grande degustação as comidas espanholas, na quais, a mais famosa é a paella.

 

Colégio Equipe 2019 ©