O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Ofabi Cipis

Entrevistado(a)

 

Minha avó, Ofabi Cipis, é filha de imigrantes europeus, mais precisamente vindos da Polônia, por parte materna, e da Lituânia, por parte de seu pai, meu bisavô.

Seus pais saíram da Europa Oriental no final da década de 1920 do século passado, e chegaram em terras brasileiras no ano de 1929 a bordo de um navio. Quando chegaram, começaram a trabalhar com ofícios que lhes eram comuns, como o de costureira, no caso da mãe de minha avó, e de operador de locomotiva e mecânico, em relação ao meu bisavô. Este também participou de um curso noturno no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, como relatado na entrevista. O nome “Ofabi” é proveniente de uma sigla na língua “Yiddish”, que significa “Esperança para Todos os Irmãos Internacionais”. Por conta da ascendência da família vinda da Europa Oriental, essa era a língua falada pela família, e ainda é falada por judeus ortodoxos em certos países na Europa Oriental, como a Ucrânia, a Polônia e a Moldávia.

Segundo ela, houve uma evolução drástica nas brincadeiras praticadas antigamente pelas crianças, que eram nas ruas, e hoje em dia se converteram para ambientes fechados e diminuíram as relações entre as crianças, principalmente por conta dos telefones celulares que surgiram no século XXI. Assim como os meios de locomoção, que também mudaram radicalmente, pois antigamente os transportes mais utilizados eram os ferroviários, barcos, e só raramente, os automóveis. Além, é claro, das modificações que ocorreram em relação às fontes de energia dos veículos.

Ofabi, apesar de sempre trabalhar na área de comunicação e publicidade, também gosta de costurar e de exercitar outros trabalhos manuais, porém não o faz como complementação de renda. Hoje em dia, Ofabi é aposentada, porém, há dez anos, tinha uma companhia de anúncios em um jornal, que por conta do surgimento de outras mídias de notícias, fechou.

PAI DE OFABI

MEU BISAVÔ, PAI DE OFABI TRABALHANDO NA FÁBRICA (AO FUNDO NA DIREITA, OLHANDO PARA A CÂMERA)

 

Colégio Equipe 2019 ©