O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Alvise Camozzi

Entrevistado(a)

 

Alvise Camozzi, 44, é um imigrante italiano, nascido em Veneza. Ele veio para o Brasil entre os anos de 2001 e 2002, com 28 anos. Quando chegou aqui, Alvise tinha uma vontade simples de ter uma nova experiência, mas a experiência acabou demorando mais tempo do que o que pensava. Alvise passou alguns anos de sua vida em Milão, pois tinha se formado em Teatro em uma grande academia na cidade, e foi ali que conheceu sua atual esposa, Rachel Brumana.

Ao chegar ao Brasil, Alvise não conhecia nada sobre a cultura brasileira, e nem uma palavra em português, e isso influenciou a maneira como atuava. Começou a dirigir peças, coisa que já tinha feito em Milão, mas no Brasil isso se tornou um trabalho para ele. Mas o primeiro emprego de Alvise, quando chegou aqui, não foi com teatro e, por conta da pequena nota que falava sobre sua formação em Magistério, acabou sendo professor em uma escola que seguia o currículo das escolas italianas, dando aula de Italiano, Geografia e História.

Quando Alvise saiu da Itália para vir ao Brasil, a política da época não era muito agradável para ele; aconteceu uma guinada muito forte à direita, conservadora e muito ligada ao mercado livre, portanto, ameaçando muito a organização dos teatros, que era onde trabalhava, por isso aquela foi uma boa oportunidade de se mudar.

Quando chegou ao Brasil, Rachel e Alvise vieram para São Paulo e se casaram poucos meses depois de sua chegada.

Alvise conta que a evolução da tecnologia foi muito importante para sua comunicação com seu país natal, já que as cartas demoravam muito para chegar. E as ligações eram por orelhões, que ele ia até a Paulista para ligar, e ligações internacionais por telefones móveis era algo proibitivo.

Alvise conta que não tem parentes que emigraram da Itália, mas tem vários amigos e conhecidos que saíram de lá por conta de algumas crises econômicas. Alvise fala que muitos jovens que chegam ao Brasil entram para a área da Educação, assim como ele entrou.

ALVISE E SUA ESPOSA, RACHEL, NA ÉPOCA EM QUE AINDA NÃO ERAM CASADOS, CINQUE TERRE, LIGÚRIA, ITÁLIA

FOTO QUE ALVISE, MILÃO, LOMBARDIA, ITÁLIA

ALVISE NA PONTGE PERTO DA CASA DOS PAIS, VENEZA, VENETO, ITÁLIA

FOTO DO CASAMENTO DE ALVISE E RACHEL, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL

“A SELFIE” ANTES DA SELFIE, VENEZA, VENETO, ITÁLIA

 

Colégio Equipe 2019 ©