O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Maria Ignez Ramirez Monteiro

Entrevistado(a)

 

Maria Ignez Ramirez Monteiro, minha avó, é brasileira, tem 79 anos e é neta de imigrantes que vieram da Espanha. Ela conta que seus avós viviam bem na Espanha, eles tinham uma fazenda, criavam gado e tinham até empregados lá. Certo dia, eles receberam uma carta do governo espanhol (que tinha vínculo com o governo brasileiro) para que eles viessem para o Brasil junto com toda a sua família, trabalhassem por aqui e voltassem com muito mais dinheiro.

Quando seus avós chegaram ao Brasil, eles ocuparam trabalhos em fazendas, mas não eram mais os donos das fazendas, eram empregados. Isso para eles foi um desatino, pois foram totalmente iludidos pela carta. Por condições financeiras, eles não voltaram para a Espanha e acabaram criando sua família por aqui, onde nasceram minha bisa e minha avó.

Minha avó é da terceira geração de imigrantes que vieram para o Brasil. Ela se mudou para Bauru com seu pai e vive lá até hoje. Ela diz que hoje em dia, as crianças são muito antenadas e isso é culpa de toda a sociedade, pois uma criança não pode mais brincar na rua como antigamente, porque não é mais seguro. Ela também fica impressionada, pois fala que nós não temos mais privacidade para nada.

REGISTRO DA CONVERSA EM QUE MINHA AVÓ VEZ COM MINHA TATARAVÓ SOBRE NOSSA FAMÍLIA EM 5 DE DEZEMBRO DE 1976

 

Colégio Equipe 2019 ©