O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Sônia Guinsburg

Entrevistado(a)

 

Sônia Guinsburg, de 87 anos, nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, em 1932. Seus pais são imigrantes do Leste Europeu e chegaram ao Brasil nos anos 20 do século passado.

Sua mãe, Bertha Guinsburg, nasceu na Ucrânia, que na época pertencia à Rússia; e seu pai, Joseph Guinsburg, nasceu em uma parte da Romênia, que hoje é a atual Moldávia. Seu pai saiu da Romênia por conta do regime comunista, e sua mãe porque uma grande parte de sua família já morava no Brasil e ela buscava melhores condições de vida.

Os dois se conheceram no Rio de Janeiro e se casaram em 1925, e juntos se mudaram para Taubaté, onde viveram a vida toda, e tiveram filhos. Quando chegaram ao Brasil, tiveram dificuldades, pois não falavam a língua e não sabiam muito da história do país, mas se dedicaram ao comércio, abrindo uma loja de roupas de inverno e viveram uma vida de classe média; não havia luxo, mas não faltava nada.

A família não sofria preconceito, mas Taubaté era uma cidade muito católica, e ela falou que ela tinha a impressão de que pouca gente sabia o que era o judaísmo. Ela disse que se sentia um pouco diferente, especialmente por sua mãe trabalhar fora, o que poucas mulheres faziam na época, mas disse que não acredita que tenha havido preconceito.

Ela viveu uma infância muito boa, brincava muito na rua com as suas amigas, e como cresceu em uma cidade católica, teve uma criação e um conhecimento mais católicos do que judeus.

Ela foi para São Paulo estudar Biologia, e depois foi professora de Biologia na USP, e também foi convidada a dar aulas na Universidade de Taubaté, ficando lá por 23 anos.

Ela falou que percebe muita influência da cultura de seus pais em seu jeito de viver, principalmente na culinária. Por exemplo, em aniversários, os bolos são sempre receitas ucranianas ensinadas por sua mãe. Também tem muita influência em seu jeito de ser, como na responsabilidade e no modo de encarar a vida, e diz que se inspira muito em seu pai, que era uma pessoa muito culta.

A tecnologia é presente em sua vida e ela diz que mudou muito desde o ano em que nasceu, mas não sabe muito sobre.

Por fim, ela falou que tem muita vontade de conhecer os países de onde seus pais vieram, mas que gosta muito de ser brasileira e não gostaria de ter nascido em outro lugar.

 

Colégio Equipe 2019 ©