O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Patrícia Quirico Coimbra

Entrevistado(a)

 

Patrícia Quirico Coimbra tem 51 anos, nascida no Rio de Janeiro, e possui descendência italiana, de um familiar um pouco distante, seu trisavô.

Seu nome era Antônio Quírico, nascido no sul da Itália. Com 9 anos imigrou para o Brasil, indo para o interior de São Paulo acompanhado de sua família (pai e mãe, e não temos informação o suficiente para saber com quem mais). Imigrou para cá por conta da situação de guerra em que seu país de origem se encontrava, a Primeira Guerra Mundial.

Seu destino foi o Brasil, pois nessa época era um dos países que melhor recebia os imigrantes e que tinha um trajeto de barco que era um dos mais simples, pois não passava por águas turbulentas que podiam acabar fazendo o barco naufragar. Patrícia afirmou que Antônio e sua família não sofreram nenhum tipo de preconceito, até porque nessa época era comum a presença de imigrantes no Brasil. Em sua chegada, existiam poucas opções de trabalho, até porque na sua rotina na Itália, eles plantavam e faziam a atividade de agricultura, então não queriam mudar muito, e logo assumiram essa mesma atividade.

Mas, com o processo de industrialização, com a tecnologia avançando cada vez mais, decidiram então começar a trabalhar como sapateiros e a utilizar couros etc.

Patrícia também afirmou que, quando Antônio era pequeno, não brincava tanto, pois era muito presente e era comum as crianças ajudarem os pais naquela época com tudo; então, antigamente, o que mais se fazia era trabalhar. Se compararmos o passado com o presente, com certeza as brincadeiras de crianças mudaram muito, pois com o avanço da tecnologia, hoje em dia as crianças brincam com celulares.

 

Colégio Equipe 2019 ©