O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Inês Palheta Cardoso

Entrevistado(a)

 

A entrevistada foi Inês Palheta Cardoso, minha avó. Ela nasceu no fim da guerra no dia 5/2/1945, ela não imigrou de um país para cá, mas os bisavós dela vieram para cá.

A parte da mãe da minha avó é parte portuguesa, morava em Portugal e, a parte do pai é Italiana,Ela diz que quando eles vieram para cá foi bem tranquilo, pois o Mário Palheta, que é da família dela, ganhou as seis marias e veio para cá, plantou uma muda de café no norte do Brasil mas não acabou dando certo.

Ela diz que as condições como imigrantes foi difícil aqui no Brasil e tiveram que se esforçar e o trabalho que eles desenvolviam era a agriculta, do lado do pai , e alfaiates do lado da mãe. Disse que não sofreram preconceitos por terem vindo.

As brincadeiras, ela diz, que eram muito boas, que ela brincava de subir em árvores, brincar de roda, andar de bicicleta e cantigas de rodas.

Os primos dela acabaram sendo militares e e ela diz que a família, vinda para cá, viram um futuro esperançoso, mas muitos não vieram para o Brasil e a família ficou muito reduzida e diz que tem muito pouco no Brasil da família Palheta.

A comida que a família dela que mais comia era massa e peixe como comidas típicas da Itália e Portugal, ela aponta que não gosta de tecnologia e prefere falar frente a frente com a pessoa. Seu sonho é morar em Portugal .

E ESSA FOTO E A MÃE E PAI DA MINHA AVÓ

ESSA FOTO E MINHA AVÓ CRIANÇA

 

Colégio Equipe 2019 ©