O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Sandra Juanita Vargas

Entrevistado(a)

 

Durante a entrevista, eu escutei a história da Sandra Juanita Vargas, que conta sobre sua trajetória de vida e de sua mãe e irmãs.

Ela fala principalmente, durante a entrevista, sobre o dia a dia dela e não dá detalhes sobre os momentos de tensão. Sua família é chilena e se estabeleceram no Brasil fugindo da ditadura de Pinochet. Mas em sua narrativa o foco são algumas histórias, e sobre seu pai, que foi o principal motivo da sua saída do Chile.

Conta sobre muitos momentos divertidos na sua história e ela também parece bem feliz com isso, a história em si é algo que poderia soar deprimente e daria facilmente pra fazer um filme sobre. Mas não é assim que Sandra nos conta.

Sandra conta sobre a separação da mãe e do pai, e sobre como elas conseguiram se comunicar a partir de cartas. Narra também o seu reencontro no Brasil (depois que ela tinha fugido do Chile). A família só se reencontrou depois de muito tempo. A entrevista traz também suas impressões de como se sentiam diferentes e como as pessoas eram muito mais acolhedoras naquela época. Ela diz que por isso é difícil deixar o Brasil e admitir que os tempos mudaram e fica triste. Além das memórias sobre o Chile, Sandra conta no vídeo muitas outas histórias do Brasil.

 

Colégio Equipe 2019 ©