O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Sofia Mountian

Entrevistado(a)

 

Sofia Mountian, 72 anos, veio da União Soviética ao Brasil, com 26 anos. Sua família e ela saíram de lá, pois a ditadura fazia com que não tivessem uma vida fácil; era inclusive muito difícil sair do país, precisaram ter uma autorização para que conseguissem fazer a viagem. O Brasil foi escolhido, pois era a única opção, e não tinham um outro país específico em mente. O único objetivo era sair da União Soviética, porque tudo seria melhor do que lá, tanto que mal sabiam sobre o país para onde iriam.

Ao chegarem ao Brasil, em pouco tempo todos conseguiram emprego; era uma boa época para esse tipo de oportunidade (1973) para os imigrantes. Entrou em uma grande empresa da área de engenharia, e atualmente é professora e dona de uma instituição.

Ela diz que, mesmo se tivesse a oportunidade de voltar ao país natal, não iria de jeito nenhum. Mesmo que o país tenha melhorado, ela não se identifica com o governo e sistema, pois considera que não perdeu nada lá.

Em relação à tecnologia, ela diz que faz uso mais por necessidade e é nesse sentido que influencia a sua vida, mas ela vê o quanto a tecnologia mudou de sua infância para os dias atuais.

 

 

Colégio Equipe 2019 ©