O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Flávio Luís Soares de Barros

Entrevistado(a)

 

Flávio Luís Soares de Barros (55) nasceu e cresceu em São Paulo e tem origens portuguesas e africanas, tanto em seu lado paterno quanto do materno. Apesar dos dois lados da sua família terem vindo de locais possivelmente próximos, cada um traz uma história completamente diferente.

Do lado de sua mãe, Lahyrde, a família veio dos Açores – um pequeno arquipélago português – para o Brasil, durante o século XVIII, pois quando o Rio Grande do Sul foi criado, era preciso que a área fosse povoada e, enquanto isso, nos Açores, estava ocorrendo uma série de problemas que levavam à superpopulação das ilhas. Com isso, a imigração para o Rio Grande do Sul começou a ser mais incentivada.

Quando os açorianos chegaram, lhes eram prometidas terras, ferramentas e animais, mas isso não foi cumprido. Tempos depois, seu bisavô (Elesbão José de Souza) criou uma pequena empresa de carvão devido à valorização do produto na época, mas seu negócio foi tomado quando se envolveu com política, durante a Era Vargas, fazendo com que a família se mudasse para São Paulo para recomeçar a vida.

Já do lado de seu pai, a família veio sem nenhuma opção, escravizada pelos portugueses e trazidos à força de alguma parte da África para o Sul do Brasil. Sabe-se muito pouco sobre a família no período da escravidão no Brasil, devido à queima dos documentos sobre esse período. Logo, sabe-se apenas o que ocorreu com a família após o fim da escravidão. As três principais pessoas, marcantes deste lado de sua família, foram Antonieta, Leonor e Catarina de Barros. Leonor de Barros foi uma professora de Santa Catarina, assim como sua irmã Antonieta de Barros, que também foi a primeira deputada negra do Brasil. Elas eram filhas da escrava liberta Catarina de Barros.

ANTONIETA DE BARROS

ELESBÃO JOSÉ DE SOUZA, BISAVÔ DE FLÁVIO

LAHYRDE SOARES DE BARROS

LEONOR DE BARROS À ESQUERDA, CATARINA DE BARROS AO CENTRO E  ANTONIETA DE BARROS À ESQUERDA

 

Colégio Equipe 2019 ©