O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Mark Lampariello

Entrevistado(a)

 

Meu entrevistado se chama Mark Lampariello, tem 61 anos e nasceu em Nova Jersey. Mark veio para o Brasil em 2004, após ter se casado com uma atriz brasileira, Susana Ribeiro, e, após o nascimento de sua filha Julieta, nesse mesmo ano, os dois resolveram ficar no Brasil.

Seus pais são norte-americanos, mas possuem descendência italiana por parte do pai, e francesa, italiana e alemã por parte da mãe.

Antes de vir para São Paulo, em 2017 (cidade em que vive atualmente), Mark já havia morado em Nova York, nos Estados Unidos, e, depois, veio para o Rio de Janeiro. O entrevistado comenta que hoje vive melhor do que nessas duas cidades, por questões econômicas (inflação) e que São Paulo continua sendo uma cidade cara, mas em comparação às anteriores, é consideravelmente melhor.

Ao chegar ao Brasil, vivenciou, obviamente, um grande choque de cultura. Ele diz que o que mais gosta no Brasil, e em específico nos brasileiros, é a espontaneidade entre as relações e os encontros. No entanto, identifica uma inversão negativa dessas características, que compromete as relações profissionais, como atrasos, falta de organização etc. Isso se mostrou mais presente no Rio do que em São Paulo – ele aponta que isso jamais aconteceria em sua terra, pois lá “time is money!” (tempo é dinheiro!).

Quando perguntado se moraria em sua terra novamente, Mark apontou que sim, especialmente por sua filha, pois ele gostaria que ela pudesse ter a experiência de morar em outro país. “[…] É uma experiência bem rica de mudar para outra terra, outra cultura, para repensar tudo o que você achava que era normal da sua cultura, ver de um outro ponto de vista e questionar todos os valores que foram ensinados para você”, finalizou o entrevistado.

1993, NATAL EM NEW JERSEY COM PRIMAS

1976, FORMATURA

1980, FÉRIAS EM NEW JERSEY

1985, FLÓRIDA

1991, TOCANDO EM NOVA YORK

1994, PRIMEIRA TURNÊ INDONÉSIA

1996, FESTIVAL DE CINEMA NA ESPANHA

2007, COM A MULHER SUSANA E A FILHA JULIETA, RIO DE JANEIRO

2018, SÃO PAULO

 

Colégio Equipe 2019 ©