O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Maria Emília Santos

Entrevistado(a)

 

Maria Emília Santos, nascida em Portugal, veio de uma família de imigrantes. Seu pai veio para o Brasil quando ela tinha 4 anos, e Maria veio depois, com 12 anos. Quando ela imigrou para o Brasil, cursava o ginásio e queria ser professora.

Em Portugal, seu pai era camponês e barbeiro, na época de Salazar. Por mais que não faltasse nada para a família, era uma vida muito dura, pois tinham que trabalhar no campo não importava se estivesse chovendo ou fazendo muito sol e, seu pai, queria mudar de vida. Veio para cá e começou a trabalhar no comércio, que era o emprego mais acessível da época. Os imigrantes que vinham para cá não tinham muito estudo, então era no comércio que eles iam trabalhar, mas o sonho de seu pai era vir para o Brasil ganhar dinheiro e voltar para Portugal, mas permaneceu aqui até falecer.

Com 14 anos, Maria já trabalhava e estudava em escola noturna, pois seu pai queria que ela trabalhasse. Ela trabalhou em um escritório como assistente administrativa; mais tarde se formou em contabilidade em nível técnico, sendo que trabalhou nesse emprego até seu segundo filho nascer. Quando sua filha fez 3 anos, ela voltou a estudar, e se formou em Letras. Em seguida, fez um concurso, entrou para o Tribunal da Justiça e trabalhou lá até se aposentar. No Tribunal, ela relata que era tudo computadorizado e que aquilo facilitava muito e que era algo muito moderno para a época.

FOTO DO CASAMENTO, DE UM LADO SEU MARIDO E SUA FAMÍLIA (MÃE VIÚVA E 7 IRMÃOS, E DO OUTRO, ELA SUA FAMÍLIA ,SEUS PAIS E SEU IRMÃO

PRIMEIRO RETORNO A PORTUGAL, CASTELO DE GUIMARÃES, E MONUMENTO D. AFONSO HENRIQUES, FUNDADOR DE PORTUGAL

EM UM DIA DE ANIVERSARIO NO TRIBUNAL COM COLEGAS

AQUI FOTOS DE VÁRIOS MOMENTOS FELIZES DELA, QUE ESPESSAM A RAZÃO PELA QUAL ELA NÃO VOLTARIA A MORAR EM PORTUGAL

DO TEMPO EM QUE ELA DAVA AULA NO CEFAM, NO COLÉGIO PROFESSOR EDMUNDO DE CARVALHO

 

Colégio Equipe 2019 ©