O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Claudius Hassold

Entrevistado(a)

 

Claudius nasceu em 1972 em uma cidade chamada Augsburg, no sul da Alemanha, mas podemos considera-lo como um cidadão do mundo, pois sua vida está embasada em viajar. Todos os seus parentes diretos são alemães. Estudou e trabalhou com hotelaria e, hoje em dia, trabalha na área do turismo, com uma grande influencia ambientalista.

Claudius migrou para o Brasil em 2000, mas antes ja havia visitado e feito estágios aqui, então chegou com o trabalho já garantido, na área de hotelaria.

A primeira vez que migrou para o Brasil, veio para São Paulo, que descreve como a cidade mais alemã do Brasil, comparando aspectos culturais como a pontualidade paulistana, onde em outros estados não é tão presado assim, como no Rio de Janeiro, por exemplo.

O contraste do avanço tecnológico e cultural entre a infância na Alemanha e a vida adulta no Brasil; “Quando era pequeno vivia andando na mata, sempre com pregos e martelos na mão” diz ele, “andando de la para ca de bicicleta e construindo coisas” complementa, “hoje em dia as pessoas gastam muito tempo com celulares, videogames e computadores, antigamente a gente era mais conectado com a natureza”, mas, em contraponto, apresenta as virtudes do celular em relação a seu trabalho. Hoje em dia, Claudius trabalho no ramo de turismo, onde normalmente precisaria estar no escritório para atender telefonemas e organizar grupos de saída, “nos dias de hoje se pode ter um escritório na pochete”, o celular facilita a comunicação e a fluidez, por assim dizer, de seu trabalho.

Sua integração no Brasil se dá pelo trabalho, mas principalmente pelo interesse que teve pela cultura, que gerou uma troca de costumes com os brasileiros que convive todo dia. Ele apresenta um ponto bem interessante também sobre o desenvolvimento e sobre as coisas novas que possam acontecer. A Alemanha é uns pais já todo desenvolvido “todas as ideias que tiveram ja foram realizadas” diz ele, mas em sua visão, o Brasil não. Nossos pais é imenso e, esta em constante crescimento, sujeito a mudanças drásticas toda hora.

 

Colégio Equipe 2019 ©