O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Maria de Oliveira

Entrevistado(a)

 

Maria de Oliveira, de 73 anos, conta a história de seus descendentes imigrantes da Europa. Mesmo os adultos não contando muito sobre as histórias da família, na entrevista ela conta que seus avós paternos tinham descendência italiana e portuguesa, mas ela não sabe o motivo.

O italiano se chamava Ovídio Onório Dias; seu avô Alonso Morais era português e, seu sobrenome, Morais, foi herdado por toda a família, mas, quando se casou, ela passou a ser chamada de Oliveira. Além disso, seu bisavô materno, João, também era português. João vinha de uma família de colonos e havia herdado alguns escravos de seu pai. Ao abolirem a escravidão, ele perdeu seus escravos, e como não sabia trabalhar, sua esposa Rita trabalhava dentro de casa, como era comum entre as mulheres.

Naquela época, a tecnologia não era tão avançada como hoje em dia e, além disso, ela morava no interior, tudo era muito perto, então, eles iam a pé ou até a cavalo. Mas para eles irem de uma cidade a outra, utilizavam um ônibus chamado “jardineira’’. Não existia televisão, então eles ouviam rádio; ficavam todos em volta do rádio para ouvir as notícias ou acompanhar a novela. Em sua opinião, a infância naquela época era mais livre, mesmo sem os confortos de hoje, e ela termina dizendo que mesmo sem registro, é muito bom passar a história de nossa família para frente.

IVONE MARIA DE OLIVEIRA EM SUA PRIMEIRA COMUNHÃO ACOMPANHADA DE SUA IRMÃ ÉDNA MORAES

IVONE MARIA DE OLIVEIRA SE CASANDO COM HIPÓLITO OLIVEIRA

 

Colégio Equipe 2019 ©