O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Carmelena Paulain

Entrevistado(a)

 

Carmelena Paulain veio do Amazonas, sua idade atual é 67 anos. Seu avô se chama Fidellio Paulain, nasceu na França, mas é sobre quem menos se sabe. O outro avô se chama Domingo Polares Paulain, ele veio da Itália e morreu lá. A avó de Carmelena, que se chama Helena de Souza Paulain, foi quem nasceu no Amazonas, mas faz parte da história, apesar de não ser estrangeira.

Domingo Pollares se casou com a avó de Carmelena, que é Helena de Souza, e eles acabaram tendo nove filhos, ou seja, o italiano se casou com a mulher do Amazonas. Depois, ele voltou para a Itália, com a esperança de voltar, pelo menos ele dizia que iria voltar, mas, infelizmente, houve uma ocorrência e ele não conseguiu voltar, apenas seu amigo conseguiu. Não sabemos muito bem, mas achamos que ele foi barrado, ou ele não tinha dinheiro suficiente para voltar. Provavelmente, ele acabou morrendo por lá mesmo ou constituiu outra família por lá.

A família era muito pobre, por conta principalmente dos problemas que ocorriam antigamente, como a guerra. Mas, hoje em dia, as condições de vida melhoraram, por conta de vir e criar sua vida no Brasil. O italiano, por exemplo, não tinha dinheiro nem para comer, o máximo que ele comia era banana.

Não são muito bem explicados o motivo de eles virem para o Brasil e suas condições de vida, que ajudariam no entendimento dos problemas daquela época. Era uma época de guerra, ou seja, vieram para cá não apenas querendo melhorar de vida, mas também para fugir da guerra, pois era uma fase muito difícil.

Carmelena não teve a oportunidade de conhecer seus parentes, pois ela sempre morou no Amazonas e nunca saiu do país, mas seus parentes próximos conheciam os parentes de origem italiana e francesa.

Em relação à tecnologia, minha avó não conhecia nada sobre isso, apesar de hoje em dia a tecnologia ter evoluído muito. Hoje, ela no máximo se comunica por ligações, mexe no WhatsApp com ajuda de alguém, tanto que ela nem sabe o significado de tecnologia, mesmo usando-a.

 

 

Colégio Equipe 2019 ©