O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Ana Maria

Entrevistado(a)

 

Ana Maria, natural de São Paulo, 72 anos, relata a história de seu bisavô, um alemão que veio ao Brasil em busca de novas oportunidades e de uma nova vida. Ele chegou em território brasileiro por volta de 1877, veio de navio e aportou em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Ele retornou à Alemanha uma vez e voltou ao Brasil quando se casou com Maria, filha de portugueses, cujo avô era tenente e seu pai era major. Os dois tiveram quatro filhos. Uma filha, Olga Bulle, casou-se com João Batista Oliveira em Florianópolis; juntos, tiveram cinco filhos, e o pai de Ana Maria era o segundo, Arthur de Oliveira.

Seu avô era da maçonaria e foi para o Sul, pois estava procurando algum elemento importante para seu trabalho; dizem que era uma luva, mas não há ninguém que possa confirmar.

Seu bisavô veio, provavelmente, por causa de promessa de terras e novas possibilidades, pois o Brasil era conhecido como o “Novo Mundo”, por causa da imigração. Ele veio sozinho, mesmo tendo muitos irmãos, com cerca de 20 anos de idade; seu nome era Emil Nicolaus Bulle e ele trabalhava comercializando grãos que vinham da Alemanha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a vida da família de Ana Maria ficou um pouco mais difícil, pois eles sofriam muito preconceito por serem alemães e isso dificultou os negócios de seu pai.

A vinda de Emil permitiu que sua família e suas próximas gerações tivessem uma vida melhor e mais oportunidades.

FOTO DE EMIL COM MARIA E SEUS 4 FILHOS

 

Colégio Equipe 2019 ©