O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Elizena Brigo de Assumpção

Entrevistado(a)

 

Elizena Brigo de Assumpção nasceu no dia 15 de março de 1941, em Santa Luzia, interior de São Paulo, portanto, tem 78 anos.

Sua família é de origem italiana e sempre passou por muitas dificuldades por conta dos problemas financeiros em sua terra natal. Ela conta da vinda de seus avós para o Brasil por causa da ditadura do “Duce” Benito Mussolini (Itália Fascista: 1922-1943) e que a situação do país estava muito ruim.

Sem condições de viver bem por lá, a avó e o avô de Elizena vieram tentar a vida no Brasil, e chegam à cidade de Itapira, onde construíram a história da família.

Os avós de Elizena tiveram muitos filhos, o que dificultou ainda mais as condições de vida da família. Entre esses filhos estava a mãe de Elizena, Irene Cosa, nascida em São Joaquim da Barra. Ela se casou com o pai da entrevistada, Antônio Brigo. Assim como seus pais, Irene teve filhos, porém não tantos, e entre eles havia Elizena.

As possibilidades de trabalho na época e naquela região do Estado de São Paulo, para os imigrantes eram na roça. Era um trabalho braçal e bastante puxado. Elizena conta que, aqui no Brasil, sua família foi hostilizada por ser de origem italiana, e as crianças não queriam brincar com os filhos de seus avós (pais e tios de Elizena), pois vinham de outro país. Na época da Segunda Guerra, eram chamados de “quinta coluna”, uma ofensa contra os italianos que viviam por aqui, já que o país era inimigo do Brasil no conflito. A entrevistada conta: “Se as crianças sofriam, imagina os adultos”.

A respeito da tecnologia, ela fala sobre o quanto isso melhorou a vida dela e de seus parentes, e que só temos a ganhar com ela se a utilizarmos bem.

ELIZENA COM SEUS PAIS NA INFÂNCIA (À DIREITA, ELIZENA, NO CENTRO SEU PAI, ANTÔNIO BRIGO, E NA ESQUERDA, SUA MÃE, IRENE COSA

 

Colégio Equipe 2019 ©