O papel das histórias de vida na construção da História

Disciplina Projetos - 9° Ano

 

Henrique Gurfinkel

Entrevistado(a)

 

Sofia e Joel, mãe e pai de Henrique, vieram de um vilarejo na Polônia chamado Piaski, por volta de 1938. Lá eles passavam fome e não havia emprego. Suas famílias eram tão pobres que Sofia teve que vender um guarda-roupa para comprar a passagem para vir para o Brasil. Eles já se conheciam, porém ainda não eram casados quando vieram para o Brasil. Em sua cidade natal não havia trabalho, quase não se ganhava dinheiro nenhum e as pessoas passavam fome.

Sofia foi trazida por uma família que morava na mesma cidade dela, e que estava emigrando para o Brasil, e Joel veio junto. Seus pais permitiram que ela viesse, pois na Europa ela já trabalhava com essa família.

Como algumas pessoas de Piaski já haviam feito esse caminho, eles decidiram vir para o Brasil. Outra razão que os trouxe para cá foi porque lá se falava muito bem deste país. Ouvia-se que aqui havia muita moradia, dinheiro e que as pessoas tinham uma boa condição de vida. Ao emigrar, os dois se encontraram novamente, casaram-se e tiveram dois filhos: Henrique e Leia.

Os dois abriram uma alfaiataria, onde inicialmente trabalharam com máquinas de costura de outras pessoas, até juntar dinheiro para conseguir comprar as suas próprias máquinas e expandir o negócio. Assim, eles conseguiram montar um pequeno patrimônio com o qual conseguiam viver.

Quando chegaram, foram morar no bairro do Bom Retiro, que era onde a maioria dos judeus imigrantes da época se radicaram. Eles começaram a comer melhor, a trabalhar e a guardar dinheiro e mantimentos para mandar para o restante das famílias.

Joel teve a intenção de trazer o resto da família para o Brasil, mas eles não quiseram vir, pois diziam que estavam bem na Europa; apenas seu irmão caçula, que chegou antes de começar a guerra, veio ajudar o irmão na alfaiataria. Joel e Sofia continuaram trabalhando na alfaiataria até se aposentarem. Hoje, Joel e Sofia estão mortos e enterrados um ao lado do outro no cemitério israelita do Butantã.

Henrique, quando criança, ajudava os pais, forrando botões com retalhos na alfaiataria. Atualmente, é casado, tem 82 anos e mora em Higienópolis. Cursou Engenharia Civil e Elétrica no Mackenzie e é aposentado.

FAMÍLIA DE SOFIA ANTES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. SOFIA É A SEGUNDA MULHER DA DIREITA PARA A ESQUERDA DA FILEIRA SUPERIOR. ELA ESTÁ ATRÁS DA CRIANÇA

 

Colégio Equipe 2019 ©