Live sobre o Novo Arcabouço Fiscal

19/06/2023

São Paulo, 19 de junho de 2023.

Car@s amig@s,

O Colégio Equipe e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania vão realizar na próxima quinta-feira, dia 22, às 19h uma nova live. Desta vez o tema será o chamado Novo Arcabouço Fiscal, iniciativa proposta pelo governo Lula, que visa disciplinar o gasto público promovendo equilíbrio das contas públicas, já aprovada na Câmara dos Deputados e em discussão nesse momento no Senado.

O Novo Arcabouço Fiscal foi proposto pelo governo Lula para substituir a lei anterior, conhecida como Teto de Gastos, aprovada no governo Temer. O Teto de Gastos congelou o aumento das despesas públicas por 20 anos, permitindo apenas a correção pela variação da inflação, que engessa o governo e impede a realização de investimentos públicos muitas vezes necessários, sobretudo em momento de baixo crescimento econômico e ampliação da crise social, como o que o Brasil vive nos últimos anos.

Mas afinal, o que é o Novo Arcabouço Fiscal? Como ele vai funcionar na prática? Quais os parâmetros propostos? Sua implementação vai permitir aumentar os gastos sociais, fundamentais para reverter questões básicas, como a insegurança alimentar ou a ausência de saneamento básico em algumas regiões ou ainda a ampliação da construção de moradia popular? Essas são algumas das questões que serão abordadas na live por nossas convidadas:

Thais Carrança – repórter especializada em Economia, Mercado de Trabalho, Desigualdade e Políticas Públicas. Na BBC News Brasil desde 2020, passou antes pela Folha de S.Paulo, Valor Econômico, DCI e Rádio Brasil Atual. Bacharel em Jornalismo pela ECA-USP, formou-se no Ensino Médio no Colégio Equipe em 2004.

Élida Graziane – livre-docente em Direito Financeiro pela USP; Doutora em Direito Administrativo pela UFMG, com estudos pós-doutorais em Administração pela FGV-RJ; Professora da FGV-SP e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo.

A mediação do encontro ficará sob a responsabilidade de Antônio Carlos de Carvalho, Professor de Geografia do Colégio Equipe e membro da Coordenação do Instituto Equipe Cultura e Cidadania.

A live acontecerá na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, às 19h. Para assisti-la, basta acessar o link https://www.youtube.com/live/abbfK_nBFt0?feature=share ou a página do Colégio Equipe no YouTube.

Lembrando, por fim, que esse é um evento aberto; portanto, fiquem à vontade para divulgá-lo e convidar amigos, amigas, familiares, colegas de trabalho e quaisquer pessoas que tenham interesse pelo tema.

Fraternalmente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Live sobre o Novo Arcabouço Fiscal

19/06/2023

São Paulo, 19 de junho de 2023.

Car@s amig@s,

Fraternalmente.