Live- Reforma do Ensino Médio

10/04/2023

São Paulo, 10 de abril de 2023.

Car@s amig@s,

A reforma do ensino médio: controvérsias e desafios será a próxima live organizada pelo Instituto Equipe Cultura e Cidadania e pelo Colégio Equipe e irá acontecer na quinta-feira, 13 de abril.

A chamada Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/2017 durante o governo do presidente Michel Temer, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e modificou a estrutura do Ensino Médio. A reforma tinha alguns objetivos, entre eles: ampliar a carga horária dos estudantes nas escolas; flexibilizar o currículo, instituindo um currículo básico mais enxuto e criando “itinerários formativos” para o aprofundamento de conteúdos, conforme a escolha de cada estudante; poder contemplar formação técnica e profissionalizante no Ensino Médio em um dos itinerários. A reforma também deveria promover mudanças no ENEM, incorporando as alterações decorrentes dos novos currículos.

Desde a sua aprovação, a reforma é alvo de polêmica, com defensores fragorosos e críticos ácidos. Aqueles a favor da reforma argumentam que, dando mais liberdade para os estudantes escolherem parte significativa de seu currículo (itinerário), pode ocorrer redução da evasão escolar, com maior interesse pelo aprendizado e criação de vínculos mais intensos entre estudantes e educadores. Já os que se opõem à reforma consideram que o modelo é elitista, que ignora a realidade das escolas públicas, que não contam com estrutura para novas matérias, ou ainda, que ignora a realidade de estudantes que precisam trabalhar e não têm como ficar mais tempo na escola, podendo, inclusive, ampliar a evasão.

No meio da polêmica o governo Lula anunciou na semana passada a suspensão provisória da implantação da reforma, das etapas que ainda estavam previstas para acontecer. A medida gerou uma série de dúvidas e incertezas sobre o futuro da reforma do ensino médio.

Para refletir sobre a reforma, suas controvérsias e desafios, considerando que os rumos a serem tomados impactam a vida das juventudes, que têm direito a essa etapa da Educação Básica, convidamos Fernando Cássio, doutor em Ciências pela USP e professor da UFABC, Cássio integra a Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e o comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e César Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA, Callegari foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Educação durante 12 anos, deputado estadual por dois mandatos e é autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública. Para comentários e perguntas, convidamos a estudante da segunda série do Ensino Médio do Colégio Equipe e militante do movimento estudantil, Maria Nzinga. A mediação do encontro ficará sob responsabilidade do Diretor Geral do Colégio Equipe, Luís Márcio Barbosa.

A participação musical dessa vez será de João Camarero, violonista e compositor. Como solista, João apresentou-se em importantes salas por diversos países como EUA, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha. Acompanhou, ainda, artistas como Altamiro Carrilho, Maria Bethânia, Fagner, Mônica Salmaso, Leny Andrade, Yamandu Costa, entre outros.

Para o registro de vocês: a live acontecerá na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, às 19h (atenção, será mais cedo nesta vez!). Para assisti-la, basta acessar o canal do Colégio Equipe no YouTube ou o link  https://www.youtube.com/live/a3Z6nBiWB94?feature=share.

Esperamos vocês e, por ser um evento aberto, fiquem à vontade para convidar pessoas que tenham interesse no tema!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Live- Reforma do Ensino Médio

10/04/2023

São Paulo, 10 de abril de 2023.

Car@s amig@s,

Instituto Equipe Cultura e Cidadania