Car@s amig@s,
Essa semana o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe organizaram uma importante live sobre a questão indígena. O encontro contou com as ótimas participações do ambientalista Ailton Krenak e do cineasta Luiz Bolognesi e foi mediado pela orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, Mariana Doneux.
Entre importantes colocações e ensinamentos, Krenak ressaltou que o ser humano está errado em acreditar que vai resolver as atuais crises do planeta: “Precisamos ouvir outros organismos da Terra, os rios, as chuvas, as florestas, as montanhas. O ser humano está divorciado da mãe Terra e precisa sair desta plataforma extrativista.”
Bolognesi também criticou o modelo de vida da civilização: “Os índios estão no Brasil há mais de 4 mil anos e nunca destruíram a natureza. Já o homem branco está há 500 anos no Brasil e já destruiu 70% dos biomas naturais.”
Os dois convidados fizeram duras críticas ao governo brasileiro e sugeriram aos jovens que lutem pelo futuro e pelos seus direitos. “Eu me lembro daquela garota, Greta Thumberg. Ela é uma garota que luta contra as guerras promovidas pelos homens adultos. Os jovens precisam lutar pelos seus direitos; não precisam de um diploma para ser cidadãos”, disse Krenak.
O encontro pode ser assistido na íntegra, na página do Colégio Equipe no Youtube, que pode ser acessada aqui.
Nessa mesma página encontra-se a live ocorrida na semana passada, que teve como tema a gestão do Meio Ambiente e Amazônia e contou com as valiosas participações de Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da professora e pesquisadora Luciana Gatti, coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE) da Coordenação Geral de Ciências da Terra do INPE. Nesse evento a mediação foi realizada pelo professor de Geografia do Colégio Equipe e coordenador de projetos no Instituto Equipe, Antônio Carlos de Carvalho.
Ambas as lives compõem as atividades do projeto interdisciplinar “Para além da geladeira: Quais os custos do que se produz e se come?”, desenvolvido com a primeira série do Ensino Médio, que visa a debater o uso da terra e processos de produção de alimentos no Brasil; condições de saúde e segurança alimentar; meio ambiente, conservação, produção e papel do Estado.
Fica a dica! Quem não conseguiu acompanhar as lives ao vivo, reúna a família para assistir às gravações disponibilizadas e conversar sobre os temas, colocações e diferentes argumentos expostos nesses dois encontros. Para além das ótimas intervenções, ambas as lives ainda contaram com participações musicais da melhor qualidade, com o músico Zé Renato nessa semana e Ana Deriggi & Mário Manga no evento da semana passada.
Bom final de semana para tod@s!
Instituto Equipe Cultura e Cidadania e Colégio Equipe