Informações gerais sobre o trabalho de campo “Para preservar é preciso isolar?

Queridos estudantes e familiares dos 8ª anos,

De acordo com as diretrizes da série, realizaremos o trabalho de campo  “Para preservar é preciso isolar?” nos próximos dias 9,10 e 11 de setembro.

Para que possam se organizar, apresentamos as seguintes informações:

Cronograma Geral

● Encontro na escola: 6h do dia 9 de setembro, segunda-feira;

● 6h30 – saída do Colégio Equipe em transporte fretado.

A primeira atividade será durante a própria viagem, com a observação e o registro do percurso. Depois iremos até o Rancho da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), em Caraguatatuba. Solicitamos que os estudantes saiam de São Paulo com  calça comprida, camiseta do uniforme da escola e tênis. Para evitar picadas de insetos, sugerimos que um repelente seja colocado na mochila de mão dos estudantes. Nessa mochila, também precisam constar: o roteiro de estudos, garrafa d’água, capa de chuva, estojo, chinelo, um shorts ou bermuda e um lanche reforçado.

● Retorno para São Paulo (na escola): 21h do dia 11 de setembro, quarta-feira.

Manteremos a escola informada sobre qualquer alteração deste horário.

Autorização de viagem e documento de identidade original

Já está arquivada na escola a autorização de viagem por conta da ida ao Acampamento Aruanã. Portanto, os estudantes que participaram deste acampamento não precisam entregar outra autorização.

Solicitamos às famílias dos estudantes que não participaram do acampamento que providenciem a autorização de viagem que pode ser acessada pelo link

É imprescindível que entreguem documento original do estudante até o dia 02/09 na Secretaria da escola. Os documentos aceitos são: certidão de nascimento ou documento de identidade. Não aceitamos cópias autenticadas.

A ausência desses documentos impede o embarque dos estudantes na viagem.

Bagagem

Nesta época do ano, o clima normalmente é quente e chuvoso durante o dia, podendo esfriar um pouco durante a noite.

Seguem abaixo sugestões para a bagagem.

Todos os itens devem ter identificação com o nome do estudante.

● Toalha de banho e de praia

● 2 calças compridas

● 2 shorts

● 3 camisetas comuns

● 3 camisetas de uniforme da escola

● 2 malhas

● 1 pijama

● 4 roupas íntimas

● 4 pares de meias

● 2 pares de tênis de preferência impermeável e apropriado para trilha (tênis all star não é apropriado)

● Maiô, biquíni ou sunga

● Chinelo de borracha

● Bota de borracha (opcional)

● Produtos de higiene pessoal

● 2 sacos grandes de plástico para roupas sujas e molhadas

● 1 capa de chuva

● 1 boné

● Repelente (deve estar na mochila de mão)

● Protetor solar

● Roteiro de trabalho

● Estojo contendo lápis grafite, caneta preta ou azul, lápis de cor, apontador e borracha para realizar as anotações

● Garrafa d’água

Os estudantes podem levar uma pequena quantia em dinheiro para gastos eventuais, mas não garantimos que haverá tempo para isso.

Não será permitido levar o celular para o trabalho de campo. Solicitamos ainda que os estudantes não levem consigo objetos de valor.

Professores

Os estudantes serão acompanhados pelos seguintes educadores:

● Iza Cortada (Orientadora educacional)

● Diego Cardoso Lima (Educação Física)

● João Priolli (História)

● Lucas Alves Pessoa (Ciências)

● Giovana Luz (Geografia)

O  trabalho de campo  contará ainda com a participação de dez monitores, estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio.

Informações de saúde e alimentação

Solicitamos que transmitam até o dia 02/09 à Secretaria, via e-mail (secretaria@colegioequipe.g12.br), aos cuidados da orientação, as informações de saúde ou questões de alimentação que considerarem importantes para o cuidado específico para com o estudante nesses dias de trabalho. A escola acompanha o uso de medicamentos, mas não fica responsável por ministrar a medicação.

Salientamos a importância de informar os cuidados necessários quanto a reações alérgicas provenientes de picadas de inseto.

Hospedagem

Ficaremos hospedados na Pousada da Condessa

Endereço: Av. Octávio Gama, 412 – Caborê, Paraty – RJ, 23970-000

Telefone: (24) 3372-1900

As refeições ocorrerão na Pousada, exceto no primeiro dia, em que o almoço será em Caraguatatuba no Rancho da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) e no terceiro dia no Quilombo da Fazenda.

A recepção da escola também poderá fornecer informações, em nosso horário de funcionamento, sobre como está se desenvolvendo o trabalho e entrar em contato com os professores que estão em campo, caso haja necessidade.

Colocamo-nos à sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Coordenação do Ensino Fundamental II