EM – DIP – Dia da Informação Profissional.

06/09/2023

Ensino Médio – DIP – Dia de Informação Profissional

13/09/2023

Caras famílias e estudantes do Ensino Médio,

Na próxima semana, na quarta-feira, dia 13 de setembro, realizaremos no Colégio Equipe o DIP – Dia de Informação Profissional. Esta é uma das atividades de Orientação Profissional desenvolvidas pela escola ao longo do Ensino Médio, para colaborar com o processo de escolha de nossos estudantes.

A turma da 2ª série é a responsável por levantar profissões de interesse, definir especificidades de atuação, elaborar roteiros de questões, indicar profissionais e coordenar as mesas de discussão no dia. O conceito de Trabalho faz parte do currículo desta série e a Informação Profissional é mais uma forma de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o mundo do trabalho.

Este ano a turma indicou profissões e atividades e organizou-as em salas temáticas, com profissionais com formações ou práticas diferenciadas e que, na medida do possível, lidam com objetos semelhantes. Os profissionais convidados relatarão seu processo de escolha, sua trajetória profissional e características de seu trabalho.

Antes do encontro dos estudantes do Ensino Médio com os profissionais no Dia de Informação Profissional, a proposta elaborada pela 2ª série está sendo apresentada às demais séries, com o perfil dos convidados e os roteiros de questões que foram enviados a eles. Recomendamos que cada estudante do Ensino Médio participe em uma temática por horário.

Na sala de cada uma das temáticas, haverá uma breve exposição oral por cada um dos profissionais e, em seguida, todos os participantes poderão dirigir questões e esclarecer dúvidas junto à mesa de convidados.

Solicitamos, para esta atividade, que os estudantes se organizem para que estejam dentro das salas de aula antes do horário marcado para início, com suas garrafas de água abastecidas e com material de anotação disponível para seus registros. Se tivermos a informação de estudantes afastados por Covid-19, o uso de máscara será obrigatório e cada aluno deve ter consigo suas máscaras. O uso é também obrigatório, como já orientado, por estudantes que apresentem sintomas gripais.

Cliquem aqui para conhecerem a organização do DIP 2023 com os profissionais participantes e os roteiros de questões elaborados pelos alunos.

Para quem tiver interesse, segue texto publicado pela Orientação do Ensino Médio sobre esse trabalho.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio

EM – DIP – Dia da Informação Profissional.

06/09/2023

Ensino Médio – DIP – Dia de Informação Profissional