EM – Curso Temático – Trabalho em Campo (Terra Indígena)

03/04/2023

São Paulo, 03 de abril de 2023.

Curso Temático: Juventudes, Identidades e Modernidade

Trabalho em campo (Terra Indígena Tenondé Porã)

Data: 16/04/2023 (domingo)

Aos estudantes do curso temático e seus responsáveis,

No contexto do Curso Temático: Juventudes, Identidades e Modernidade, realizaremos no domingo, dia 16 de abril, atividades em campo, visitando a Terra Indígena Tenondé Porã, situada após Parelheiros, na Estrada Evangelista de Sousa.

Para a ida a campo, as atividades serão iniciadas às 6h45 no colégio. A previsão de retorno é para 18h30. É imprescindível a participação de todos os estudantes do curso. O acompanhamento será feito pelos professores Silvio Hotimsky e por uma das orientadoras do Ensino Médio.

Como um dos projetos em andamento no curso, em parceria com a Terra Indígena Tenondé Porã, é a construção de uma biblioteca na Aldeia, fizemos também uma parceria com o escritório-modelo-base da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura / Fábrica – Escola de Humanidades. Uma das atividades a serem realizadas na Aldeia terá foco nesse projeto. Seremos então, neste campo, acompanhados ainda por um grupo de professores e estudantes dessa instituição.

O conjunto de propostas a serem realizadas em campo está em processo de preparação com a liderança da Aldeia, buscando que haja o máximo de parceria na construção das reflexões e vivências buscadas pelas temáticas trabalhadas no curso.

Para o dia de atividades, os estudantes devem levar:

• material para registro;
  • garrafa pessoal inquebrável abastecida com água;
  • embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal;
  • frutas previamente higienizadas que possam ser partilhadas em um lanche coletivo no período da manhã;
  • quantia em dinheiro trocado, caso haja interesse na aquisição de artesanatos trabalhados na aldeia;
  • tecidos / roupas / retalhos que possam ser doados para a oficina de costura da Aldeia.

Devem também estar na bolsa/mochila de cada estudante:

• lanche individual não-perecível para o período da tarde;
    • capa de chuva;
    • par de galochas (em saco plástico no qual possa ser colocado se for usado);
    • boné/chapéu;
    • agasalho;
    • prato, copo, talheres e guardanapo para uso pessoal (em saco plástico no qual possam ser colocados após o uso);
    • repelente (produto que já tenha sido usado anteriormente);
    • protetor solar (produto que já tenha sido usado anteriormente);
    • toalha de banho com roupa para troca (caso uma das atividades contemple entrada na água);
    • sacos plásticos (se houver necessidade de transportar roupa molhada) e
  • máscaras que cubram nariz e boca, suficientes para o dia. Lembramos que máscaras seguras são as cirúrgicas (por até 2 horas), PFF2 e KN95; não é permitido o uso de máscaras de tecido.

Como é de conhecimento de todos, campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.

Será necessária atenção especial às roupas e aos calçados. Todos devem calçar tênis ou sapatos fechados, vestir calças compridas tipo jeans e uma camiseta cinza do colégio em bom estado (a ser adquirida na Secretaria previamente, dado que não há condições de atender a esta demanda no dia da saída a campo). Na eventualidade de realização de atividade com entrada na água, pode facilitar a organização que a roupa de banho já esteja sob o vestuário. No caso de chuva, será imprescindível o uso de capa e galochas.

Recomendamos uso de protetor solar e, dados os riscos atuais (febre amarela e dengue), solicitamos que repelente seja aplicado antes da vinda para o colégio e que seja repassado de acordo com orientações do fabricante do produto.

No momento, o uso de máscara permanece obrigatório dentro do ônibus em nossas saídas a campo, visando à proteção de todos. Dessa forma, não é possível o consumo de alimentos dentro do ônibus.

Coordenação do Ensino Médio

EM – Curso Temático – Trabalho em Campo (Terra Indígena)

03/04/2023

São Paulo, 03 de abril de 2023.

Curso Temático: Juventudes, Identidades e Modernidade

Trabalho em campo (Terra Indígena Tenondé Porã)

Data: 16/04/2023 (domingo)

Aos estudantes do curso temático e seus responsáveis,

Para o dia de atividades, os estudantes devem levar:

• material para registro;
  • garrafa pessoal inquebrável abastecida com água;
  • embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal;

Devem também estar na bolsa/mochila de cada estudante:

• lanche individual não-perecível para o período da tarde;
    • capa de chuva;