São Paulo, 18 de setembro de 2023.
Aos estudantes da 2ª série e seus responsáveis,
Conforme planejamento, realizaremos com nossos alunos da segunda série o projeto “O que se produz em Cubatão?”, que conta com a realização de um trabalho em campo na cidade de Cubatão, no período de 27 a 29 de setembro. Gostaríamos de destacar algumas informações para sua organização:
Cronograma geral
Nosso encontro no Colégio Equipe no dia 27, quarta-feira, será às 6h30, quando sairemos em ônibus fretado.
A chegada ao Colégio Equipe está prevista para 18h30, no dia 29, sexta-feira.
Alojamento
Ficaremos alojados no CEFAS – Centro de Formação do Apostolado, na cidade de Santos. O telefone para qualquer emergência é 013-3232-9656. As refeições serão realizadas no alojamento e em um restaurante na cidade de Cubatão.
Documentos
Frente às exigências de fiscalização que encontramos recentemente em saídas com alunos, solicitamos que cada um tenha consigo em qualquer deslocamento um documento original e que fique responsável pelo cuidado desse documento.
Vestuário
Dados o contexto do trabalho e solicitações de algumas instituições, todos deverão usar calçados fechados/tênis, calça jeans sem recortes e camiseta do Colégio Equipe em ótimo estado, para as atividades da 4ª e da 5ª feira.
O trabalho em campo inclui também, na 5ª feira, observação de paisagem no Parque Perequê, atividade na qual os estudantes devem usar tênis, utilizar repelente e protetor solar.
Bagagem
As malas devem ter identificação externa com o nome do(a) aluno(a).
O clima tem variado muito e é importante que todos estejam preparados para frio e calor. Cada aluno deve levar, além de roupa adequada aos três dias de trabalho:
- roupa de cama (lençol, fronha, coberta)
- roupa de banho (toalha)
- material de higiene pessoal
- camisetas do Colégio Equipe em bom estado (devem ser adquiridas previamente na Secretaria)
- capa de chuva
- boné
- garrafa pessoal para água
- roteiro distribuído previamente
- material de anotação
- pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos
- máscaras que cubram nariz e boca, suficientes para os três dias de trabalho, incluindo reservas, para serem usadas no ônibus e para caso de sintomas gripais. Lembramos que máscaras seguras são as cirúrgicas (por até 2 horas), PFF2 e KN95; não é permitido o uso de máscaras de tecido.
Calçados novos ou pelos quais os alunos tenham apreço especial não devem ser usados na atividade no Parque Perequê.
Cada aluno deve ter em sua mochila/bolsa uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal.
Dada a ocorrência de casos de dengue, solicitamos que os alunos utilizem um repelente de que já tenham feito uso anteriormente e que o mantenham acessível para ser reaplicado nos intervalos indicados pelo fabricante.
Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares, se forem levados, deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.
Professores
Estarão acompanhando os alunos os seguintes professores:
Antônio Carlos de Carvalho (Geografia)
Eliane Yambanis (História do Brasil)
Helika Chikuchi (Biologia)
João Gabriel Priolli (História Geral)
Marlito de Sousa Lima (Filosofia)
Roosevelt Fujikawa (Química)
Graça Maria Marino Totaro (Orientação)
Junto com eles, participarão do trabalho em campo 08 monitores, estudantes da 3ª série.
Informações de saúde
Solicitamos que vocês transmitam à orientação, por escrito e antecipadamente, informações de saúde que considerarem importantes, especialmente para esses três dias.
Protocolos para proteção
Durante todo o trabalho, o uso de máscara que cubra nariz e boca será obrigatório nos ônibus (cirúrgicas, PFF2 e KN95). Não será possível o consumo de alimentos dentro dos ônibus.
Durante as refeições, os ambientes estarão ventilados e todos os participantes do estudo deverão manter precauções.
Não será permitida a entrada em quarto que não seja o destinado a cada aluno.
Esperamos que todos os estudantes da 2ª série estejam vacinados contra Covid-19 e com doses de reforço, com antecedência ao campo.
Solicitamos que, na véspera da viagem, cada estudante realize teste de Covid-19, de forma a favorecer a proteção do grupo. Contamos com que, na medida do possível, sejam mantidos cuidados protetivos no período que antecede o campo. Esperamos que todos os testes sejam negativos para Covid-19, de forma a que tenhamos em campo todos os estudantes.
Alunos com sintomas gripais deverão permanecer de máscara, em todos os momentos do trabalho, avisando à orientação, para que sejam avaliadas possibilidades de ampliação da proteção do grupo.
Estamos certos que contamos com a compreensão de que o rigor profilático busca que nos mantenhamos saudáveis, em condições de realizar e aproveitar esse estudo e de retornarmos bem.
Agradecemos a cada um(a) pelo compromisso nos cuidados.
Atenciosamente,
Graça Maria Marino Totaro