EM – 2ª série – Projeto São Paulo

Aos estudantes da 2ª série e seus familiares,

 

PROJETO SÃO PAULO

 

Conforme consta em nosso calendário e foi apresentado em reunião com familiares e em aula de OE, entre quarta e sexta-feira, 18-19-20/05, realizaremos o trabalho em campo do projeto “Deslocar-se em São Paulo – possibilidades de experiência e representação na metrópole”, que envolve as disciplinas de Artes, Português e Redação, conta com professores convidados e pessoas envolvidas com questões da cidade.

 

CRONOGRAMA GERAL DO PROJETO

O projeto está organizado com atividades anteriores e posteriores ao campo, desenvolvidas em aulas das disciplinas e em outros horários. Todas as atividades são parte do estudo e, portanto, obrigatórias para os estudantes da 2ª série:

11/05 – Apresentação do Projeto (aula com o prof. Iuri Pereira Jaime)

11/05 – Elevado 3.5 – Exibição do filme e aula com a diretora Maíra Bühler (meet às 17h; link a ser disponibilizado na sala de aula da 2ª série na plataforma)

12/05 – Os Movimentos de Moradia e o Direito à Cidade (live com representantes dos Movimentos por Moradia – às 20h)

12-17/05 – Música como Percurso em São Paulo (aula com o prof. Gilberto Mariotti)

17/05 – Fotografia e Modernidade na cidade de São Paulo – 1950-1960 (aula com o prof. João Gabriel Priolli)

18-19-20/05 – Campo (trajetos diferenciados entre os grupos) – aulas externas, visitas, desenhos, redações, leituras, plenária – vide Cronograma (campo) no roteiro/caderno do Projeto entregue na aula de Português em 11/05

23/05 – Monumentos – Exibição de episódio da Série da TV SESC e aula com o diretor Paulo Pastorelo (horário dos Cursos Temáticos, sala 23)

24/05 – Cidades Invisíveis: Processos e Transformações (aula com o prof. convidado Pedro Beresin – duas últimas aulas, sala 23 – horário especial neste dia)

26/05 – Reabilitação do Centro: desafios e experiências (aula com o convidado Marcos Barreto – duas primeiras aulas, sala 23 – horário especial neste dia)

 

CRONOGRAMA DOS DIAS 18, 19 E 20 DE MAIO

No dia 18/05, iniciaremos às 7h10, com encontro na quadra e a preparação para o trabalho. Sairemos em seguida, com o grupo dividido em duas turmas que farão percursos distintos. O retorno ao colégio e encerramento das atividades nesse dia está previsto para 13h, mas devem ser consideradas variações em torno desse horário, pelas características da atividade.

 

No dia 19/05, às 7h10, daremos continuidade ao projeto com encontro no pátio da entrada do colégio e a organização para o trajeto a ser feito por cada um dos grupos. Os percursos serão distintos e a chegada ao colégio está prevista para 13h, considerando alguma variação em torno desse horário.

 

Nosso trabalho no dia 20/05 novamente se iniciará com o encontro na quadra às 7h10, a organização para as atividades e a saída em seguida, com a 2ª série dividida em duas turmas. Nesse dia, ao encerrarem os distintos trajetos, os grupos se encontrarão no Teatro Municipal, onde ocorrerá o almoço, uma visita ao espaço e trabalharemos em Plenária em uma das salas do teatro. As atividades no Teatro Municipal serão encerradas no máximo às 18h, quando retornaremos ao colégio. Estimamos a chegada para até 18h45.

 

ALIMENTAÇÃO /  HIDRATAÇÃO

Nos três dias de campo, os estudantes deverão levar suas respectivas garrafinhas de água cheias e um lanche reforçado com alimentos não perecíveis, pois haverá caminhada em todos os trajetos. Recomendamos que avaliem se há necessidade de levarem água a ser reposta em suas garrafas. É imprescindível a hidratação durante os trajetos.

Na sexta-feira, dia 20/05, será realizado almoço no Bar dos Arcos, no Teatro Municipal. Esta refeição é parte das atividades do projeto.

 

LOCAL DE DESLIGAMENTO

Caso considerem oportuno que em algum dos dias o(a) aluno(a) se desligue do grupo após o trajeto, sem retorno conjunto ao colégio, solicitamos o preenchimento em via impressa, pelos responsáveis, da autorização que segue neste formulário e a entrega na Secretaria até o dia 13/05, 6ª feira, para que possamos organizar as informações.

Alunos(as) que não tenham entregue no prazo o formulário próprio preparado pelo colégio deverão acompanhar os professores até o Equipe no retorno, mesmo que estejam em linha de metrô de acesso às suas residências ou próximos a elas.

 

MATERIAL

Cada estudante deve levar:

*  capa de chuva / guarda-chuva

*  agasalho

*  boné

*  roteiro/caderno de campo entregue em 11/05

*  material de anotação (lápis, canetas)

* pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos (não devem ser levados   pertences de maior valor)

* protetor solar (é importante que seja aplicado antes das saídas e que possa ser reposto, se necessário)

* repelente (é importante que seja aplicado antes das saídas e que possa ser reposto, se necessário)

*  máscaras para troca

*  sacos plásticos pequenos para descarte de máscaras e lixo pessoal, se necessário

 

 

Solicitamos que cada aluno tenha consigo uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal, guardada de forma que possa ser utilizada a qualquer momento.

 

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho, o que inclui os deslocamentos. Se utilizados como opção para registro de imagem, a restrição de uso para comunicação deve ser observada.

 

Importante considerar a necessidade de autorização para fotos em alguns dos locais dos trajetos.

Importante considerar e avaliar o risco de uso de alguns equipamentos em espaços públicos.

 

VESTUÁRIO

Para as atividades em campo dos dias 18, 19 e 20 de maio, todos os estudantes devem vestir camiseta cinza do Colégio Equipe em bom estado, calça comprida tipo jeans e calçado fechado bastante confortável.

 

INFORMAÇÕES DE SAÚDE

Solicitamos que os responsáveis transmitam à orientação ou à direção, por escrito e antecipadamente, informações de saúde que considerarem importantes para os três dias de atividades externas.

 

PROTOCOLOS DE SAÚDE

 

O uso de máscara é obrigatório durante todas as atividades. Nos momentos de hidratação e alimentação, quando são retiradas, não deve haver conversas e, na medida do possível, deve-se buscar distanciamento. Reiteramos a necessidade de que cada estudante tenha embalagem pessoal de álcool gel e que faça uso sempre que manusear a máscara.

 

DOCUMENTOS

 

Em alguns locais será necessária a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19; portanto, todos devem ter este documento em mãos, assim como documento pessoal com foto, para apresentação conjunta. Solicitamos extrema atenção a isso todos os dias, pois a falta impedirá a entrada do estudante nesses locais e o acompanhamento da atividade. É possível exibir o comprovante pelo celular que, então, precisa dispor de bateria carregada.

 

Atenciosamente,

 

Graça Maria Marino Totaro

Orientadora Educacional e Pedagógica