EM – 1ª série – Convite para a Socialização – Projeto Interdisciplinar

15/09/2023

“Do carro à geladeira – qual o custo do abastecimento?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 22/09/2023, sexta-feira  

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Colégio Equipe

Participantes: Familiares, estudantes, monitores e educadores

A primeira série marca a chegada ao Ensino Médio, uma nova forma de entender o estudo, um vínculo mais comprometido com o conhecimento. O primeiro semestre guarda a novidade do que é o campo de estudo de algumas disciplinas, a descoberta de tantos conceitos comuns entre elas. O segundo semestre permite que disciplinas recém-incorporadas ao estudo, juntamente com outras, sejam transpostas do universo teórico-conceitual para uma realidade de campo, o que favorece a compreensão de que a fragmentação em disciplinas é apenas uma forma de organizar o processo de ensino-aprendizagem.

O estudo na região de Ribeirão Preto buscou enfocar aspectos da dinâmica social, política, econômica e ambiental que envolve a agroindústria e o uso da terra nessa região. No local, foram realizadas a observação e coleta de dados da paisagem, de processos de produção de açúcar e etanol e de outros processos de produção; encontros com representante de fiscalização do trabalho rural, com técnicos de usinas e com representantes de movimentos sociais; e foram entrevistados moradores da região e trabalhadores rurais. Na análise dos dados, os estudantes aprofundaram os conceitos de transformação, desenvolvimento, espaço, sistema produtivo, ciência, tecnologia e bem estar social que vêm sendo trabalhados. 

Neste encerramento do projeto, a partir da socialização de conhecimentos adquiridos pelos estudantes, todos serão convidados a tomar uma posição frente às possibilidades apresentadas para uma cidade fictícia.

Com isto, estaremos contemplando um dos objetivos de aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Monitores em campo:  Clara de Paula e Lima, Clara Foresti Lanzoni Novelli, Helena Mouzinho da Silva, Pedro Banhara Rivoiro, Theo Neuenschwander Volz.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), João Gabriel Priolli (História Geral), Leonardo Cordeiro (assistente de Filosofia), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional). 

EM – 1ª série – Convite para a Socialização – Projeto Interdisciplinar

15/09/2023

“Do carro à geladeira – qual o custo do abastecimento?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 22/09/2023, sexta-feira  

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Colégio Equipe

Participantes: Familiares, estudantes, monitores e educadores

A primeira série marca a chegada ao Ensino Médio, uma nova forma de entender o estudo, um vínculo mais comprometido com o conhecimento. O primeiro semestre guarda a novidade do que é o campo de estudo de algumas disciplinas, a descoberta de tantos conceitos comuns entre elas. O segundo semestre permite que disciplinas recém-incorporadas ao estudo, juntamente com outras, sejam transpostas do universo teórico-conceitual para uma realidade de campo, o que favorece a compreensão de que a fragmentação em disciplinas é apenas uma forma de organizar o processo de ensino-aprendizagem.

O estudo na região de Ribeirão Preto buscou enfocar aspectos da dinâmica social, política, econômica e ambiental que envolve a agroindústria e o uso da terra nessa região. No local, foram realizadas a observação e coleta de dados da paisagem, de processos de produção de açúcar e etanol e de outros processos de produção; encontros com representante de fiscalização do trabalho rural, com técnicos de usinas e com representantes de movimentos sociais; e foram entrevistados moradores da região e trabalhadores rurais. Na análise dos dados, os estudantes aprofundaram os conceitos de transformação, desenvolvimento, espaço, sistema produtivo, ciência, tecnologia e bem estar social que vêm sendo trabalhados. 

Neste encerramento do projeto, a partir da socialização de conhecimentos adquiridos pelos estudantes, todos serão convidados a tomar uma posição frente às possibilidades apresentadas para uma cidade fictícia.

Com isto, estaremos contemplando um dos objetivos de aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Monitores em campo:  Clara de Paula e Lima, Clara Foresti Lanzoni Novelli, Helena Mouzinho da Silva, Pedro Banhara Rivoiro, Theo Neuenschwander Volz.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), João Gabriel Priolli (História Geral), Leonardo Cordeiro (assistente de Filosofia), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional). 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024