EM – 1ª a 3ª série – MURAL – Aproveitando o fim de semana – 29 a 31 de maio

Caras famílias equipanas do Ensino Médio,

A 1ª série do Ensino Médio no momento estuda a Escravidão no Brasil Colonial – tema que se desdobra e se mantém atual, infelizmente. A professora de História do Brasil, Eliane Yambanis, propôs à turma o aprofundamento no assunto com Jessé de Souza. Diz ela aos alunos:

“A reflexão contida neste vídeo amplia e atualiza a discussão sobre o escravismo no Brasil e uma das suas graves consequências: a desigualdade social. O vídeo retrata o posicionamento intelectual e político a respeito da sociedade brasileira, a desigualdade social com a qual convivemos e, o pior, de forma naturalizada. Jessé reflete sobre como a dinâmica social brasileira é um projeto político e social de uma classe social que sempre esteve na dominância no Brasil.”

Segue o vídeo, cujas reflexões são importantes não apenas a quem cursa a 1ª série no Colégio Equipe:

https://youtu.be/CIqothArixA

A 2ª série, no curso de Artes, foi convidada pelo professor Gilberto Mariotti à “produção de arte sequencial que explore a representação da organização de espaços internos da arquitetura e seus desdobramentos – reais e fictícios – em função de uma narrativa visual que dê forma à experiência do isolamento.” As referências para o trabalho foram discussões, em aula, do Mito do Minotauro e do conto A Casa Tomada, de Julio Cortázar, lido em conjunto, que segue aqui para quem mais quiser desfrutar desse especial autor, da literatura e de seus meandros possíveis…

https://acervo.revistabula.com/posts/traducao/casa-tomada-julio-cortazar

Comunicado de nossa intenção de partilhar com as famílias equipanas esses aspectos do trabalho com a 2ª série, o professor Gilberto indica o trabalho do fotógrafo Duane Michals, The House I Once Called Home, também referência para o curso:

https://www.icp.org/browse/archive/constituents/duane-michals?all/all/all/all/0

Para ampliar reflexões sobre nossa sociedade, remetendo à arquitetura e a espaços vários – no caso, de nossa cidade, uma ótima via é a playlist São Paulo como Musa Inspiradora, lançada hoje pelo Instituto Equipe Cultura e Cidadania. Para ouvir:

https://open.spotify.com/playlist/1uba7lkhl3NVNN0x3KN7Jj?si=ZCnWP6uUQJ2NEy8JX83_rA

A receita para este fim de semana é de um bolo. Um doce que nos é trazido por duas pessoas que tantas vezes precisam fazer os alunos se deterem sobre aspectos mais amargos da história… Segue o Bolo do Historiador:

https://youtu.be/pRxLxuetGk8

E temos uma “cereja do bolo” nesta semana…. O professor Gílson Rampazzo, um dos fundadores do Colégio Equipe, que concebeu o curso de Redação (atualmente conduzido no Equipe pela professora Cecília Bergamin), professor de tantas gerações de equipanos, entrou no Leituras de Cabeceira. Um deleite ouvi-lo e nos inspirarmos para escolhas de leituras:

https://anchor.fm/leituras-de-cabeceira

ou

https://open.spotify.com/episode/38a0Ml7oEx1LBCEXHAkN2e?si=HU-rvXG0T1SbogP-ikEC4w

Que todos tenham um ótimo e relaxante fim de semana!

Nossos abraços.

 

Coordenação do Ensino Médio