10/02/2021
Às famílias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I,
Assuntos:
Detalhamento do plano de retorno às atividades presenciais
Rotinas de aula com a introdução das atividades presenciais
Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança
A partir do momento em que as crianças inscritas começarem a frequentar as aulas no espaço da escola, nos dias de aula presencial de cada turma haverá uma duplicidade nas aulas oferecidas, de forma que enquanto parte do grupo estará na escola, a outra parte terá as mesmas aulas por videoconferência.
Um(a) dos(as) professores(as) estará na escola e o(a) outro(a) em casa, coordenando as atividades por videoconferência. Apenas os(as) professores(as) de grupo de risco, ou que moram com pessoas do grupo de risco, estarão sempre nas aulas por videoconferência, e os(as) demais se revezarão.
Teremos também profissionais atuando como auxiliares de apoio para cada dois grupos que estiverem na escola.
Uma criança que precisar faltar à escola por qualquer razão pode e deve frequentar as aulas por videoconferência, sempre que isso for possível. Assim, mesmo que ela pertença ao subgrupo que está na escola, deve entrar na videoconferência do outro subgrupo e será acolhida pelo(a) professor(a). Agradecemos se puderem nos avisar com antecedência pelos e-mails dos grupos.
Além das aulas presenciais e por videoconferência, as crianças continuarão recebendo propostas de atividade por e-book.
1. Detalhamento do plano de retorno às atividades presenciais
Seguem os quadros gerais das aulas presenciais, com a indicação de quais grupos estarão na escola a cada dia e considerações sobre algumas das aulas com especialistas.
a. Quadro geral das aulas presenciais
Para que possamos receber 35% dos(as) nossos(as) alunos(as) nas atividades presenciais mantendo o distanciamento de 1,5m nas salas de aula – bem como o revezamento de uso de parque, quadrinha e banheiros –, e simultaneamente propor atividades por videoconferência para quem estiver em casa, dividimos cada grupo em dois subgrupos e distribuímos as suas atividades ao longo da semana. Seguem os quadros coletivos que indicam quem estará na escola a cada dia. É importante observar que na semana de 22 a 26 de fevereiro iniciaremos com a rotina da SEMANA 2.
Quadro de aulas presenciais do período da manhã
Quadro de aulas presenciais do período da tarde
b. Aulas com especialistas
As aulas de Capoeira e Música permanecerão ocorrendo por videoconferência em função de termos professores de grupo de risco, assim como as aulas de Biblioteca, por ocorrerem no contra turno do dia do período integral, já que daremos prioridade para receber presencialmente as crianças do período regular.
As aulas de Artes, Educação Física e Inglês serão dadas em atividades presenciais e, no mesmo dia, também por videoconferência, de forma que quem estiver acompanhando as atividades sempre de casa terá o mesmo número de aulas de quem for à escola. Quem for à escola, por sua vez, terá, em cada uma dessas disciplinas, aula presencial em uma semana e aula por videoconferência na outra.
c. Algumas especificidades dessas aulas
Aulas de Capoeira
As aulas de Capoeira serão semanais e sempre por videoconferência.
Para GI e 1º ano, a rotina semanal prevê duas aulas, para os subgrupos A e B. Assim, quem estiver frequentando apenas as aulas online ou eventualmente faltar à atividade presencial no dia da segunda aula, fará duas aulas por semana.
Para 2º a 5º ano, a aula será no período integral e reunirá crianças de 2º e 3º ano e de 4º e 5º ano, escolha feita para que as aulas não comecem muito cedo nem terminem muito tarde, já que sabemos que esse dia acaba sendo cansativo.
Gostaríamos que as crianças comparecessem aos encontros usando roupa branca ou, na sua ausência, a roupa mais clara que possuírem.
Para quem tiver interesse, a Secretaria da escola pode fornecer, por telefone ou e-mail, o valor da camiseta de Capoeira da escola, bem como o contato de um fornecedor de calças de Capoeira.
Aulas de Biblioteca e Música
Mantivemos essas aulas quinzenais, com atividades quinzenais por e-book, para evitar uma rotina muito extensa, em termos de horários e compromissos, no dia do período integral.
Aulas de Educação Física
Para quem for fazer aula de Educação Física na escola, é imprescindível o uso de meia e tênis, além de roupa confortável, de malha ou moletom.
2. Rotinas de aulas com a introdução das atividades presenciais
Seguem, agora, os quadros de rotina de aulas por grupo.
GI e 1º ano: a partir de 22 de fevereiro
(COMEÇANDO NO DIA 22 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
A partir desta data, nosso planejamento prevê que as crianças destes grupos passarão a ir à escola 2 vezes por semana, em dias fixos a serem definidos a partir da inscrição nas atividades presenciais que estão sendo feitas pelas famílias neste início de ano.
Seguem as rotinas previstas a partir desta data, que poderão passar por modificações caso encontremos propostas que façam mais sentido para os grupos.
Rotina de aulas GI-Manhã – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas GI-Tarde – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas 1º ano-Manhã – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas 1º ano-Tarde – a partir de 22 de fevereiro
2º a 5º ano: Rotinas de aula de 22 de fevereiro a 5 de março
(COMEÇANDO NO DIA 22 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
As aulas presenciais serão introduzidas gradualmente para estes grupos. A partir do dia 22 de fevereiro, as crianças inscritas irão à escola uma vez por semana e, a partir do dia 8 de março, mais um dia quinzenalmente.
Seguem as rotinas de aulas para as duas primeiras semanas.
Rotina de aulas 2º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 2º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 3º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 3º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 4º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 4º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 5º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 5º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
2º a 5º ano: Rotinas de aula a partir de 8 de março
(COMEÇANDO NO DIA 8 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
Rotina de aulas 2º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 2º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 3º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 3º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 4º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 4º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 5º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 5º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Pedimos atenção especial para dois aspectos:
3. Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança
Condições para a frequência às aulas presenciais
A criança, bem como familiares e pessoas de seu convívio, deve estar em boas condições de saúde para frequentar as aulas presenciais. A condição é a mesma para todas as pessoas que trabalham na escola. Só isso poderá garantir que possamos cuidar uns dos outros em vez de propagar a COVID-19, para desta forma manter a nossa escola em funcionamento com segurança. Crianças de grupo de risco não devem frequentar a escola.
O ideal é que as crianças que frequentem as atividades presenciais na escola mantenham o isolamento em casa.
Contamos com a participação de cada família para um retorno responsável, que não propague a COVID-19 nem ponha em risco a nossa comunidade.
Sintomas da criança ou familiar que indicam que uma criança deverá ficar em casa, em isolamento
Em contrapartida, veja em que situações a criança não deverá ir à escola:
Se ela apresentar algum sintoma de gripe ou COVID-19, a saber:
Se alguma pessoa que convive com ela apresentar algum dos sintomas acima, ou ainda:
É condição para que escola e família possam confiar na segurança do convívio escolar que estas recomendações sejam rigorosamente respeitadas. Além disso, a comunicação efetiva permitirá uma rápida detecção de casos suspeitos a partir do primeiro sintoma. Ao ser descartada uma síndrome gripal pelo médico da família, a criança poderá retornar às atividades presenciais ou, em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19, o isolamento poderá ser instalado o mais precocemente possível.
Critérios para o isolamento e comunicação com a comunidade
Cuidados antes de sair de casa
Procedimentos de entrada na escola
Protocolos de segurança e cuidado durante a permanência na escola
Procedimentos de saída da escola
Estamos sempre à disposição para dúvidas ou sugestões pelo e-mail da orientação.
Um abraço,
Adriana Mangabeira, Ana Marotto, Flávio Cidade, Joana Elkis, Leonardo Golodne, Luciana Gamero, Rita de Oliveira e Sheila Valezi
Equipe de Orientação
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
10/02/2021
Às famílias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I,
Assuntos:
Detalhamento do plano de retorno às atividades presenciais
Rotinas de aula com a introdução das atividades presenciais
Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança
A partir do momento em que as crianças inscritas começarem a frequentar as aulas no espaço da escola, nos dias de aula presencial de cada turma haverá uma duplicidade nas aulas oferecidas, de forma que enquanto parte do grupo estará na escola, a outra parte terá as mesmas aulas por videoconferência.
Um(a) dos(as) professores(as) estará na escola e o(a) outro(a) em casa, coordenando as atividades por videoconferência. Apenas os(as) professores(as) de grupo de risco, ou que moram com pessoas do grupo de risco, estarão sempre nas aulas por videoconferência, e os(as) demais se revezarão.
Teremos também profissionais atuando como auxiliares de apoio para cada dois grupos que estiverem na escola.
Uma criança que precisar faltar à escola por qualquer razão pode e deve frequentar as aulas por videoconferência, sempre que isso for possível. Assim, mesmo que ela pertença ao subgrupo que está na escola, deve entrar na videoconferência do outro subgrupo e será acolhida pelo(a) professor(a). Agradecemos se puderem nos avisar com antecedência pelos e-mails dos grupos.
Além das aulas presenciais e por videoconferência, as crianças continuarão recebendo propostas de atividade por e-book.
1. Detalhamento do plano de retorno às atividades presenciais
Seguem os quadros gerais das aulas presenciais, com a indicação de quais grupos estarão na escola a cada dia e considerações sobre algumas das aulas com especialistas.
a. Quadro geral das aulas presenciais
Para que possamos receber 35% dos(as) nossos(as) alunos(as) nas atividades presenciais mantendo o distanciamento de 1,5m nas salas de aula – bem como o revezamento de uso de parque, quadrinha e banheiros –, e simultaneamente propor atividades por videoconferência para quem estiver em casa, dividimos cada grupo em dois subgrupos e distribuímos as suas atividades ao longo da semana. Seguem os quadros coletivos que indicam quem estará na escola a cada dia. É importante observar que na semana de 22 a 26 de fevereiro iniciaremos com a rotina da SEMANA 2.
Quadro de aulas presenciais do período da manhã
Quadro de aulas presenciais do período da tarde
b. Aulas com especialistas
As aulas de Capoeira e Música permanecerão ocorrendo por videoconferência em função de termos professores de grupo de risco, assim como as aulas de Biblioteca, por ocorrerem no contra turno do dia do período integral, já que daremos prioridade para receber presencialmente as crianças do período regular.
As aulas de Artes, Educação Física e Inglês serão dadas em atividades presenciais e, no mesmo dia, também por videoconferência, de forma que quem estiver acompanhando as atividades sempre de casa terá o mesmo número de aulas de quem for à escola. Quem for à escola, por sua vez, terá, em cada uma dessas disciplinas, aula presencial em uma semana e aula por videoconferência na outra.
c. Algumas especificidades dessas aulas
Aulas de Capoeira
As aulas de Capoeira serão semanais e sempre por videoconferência.
Para GI e 1º ano, a rotina semanal prevê duas aulas, para os subgrupos A e B. Assim, quem estiver frequentando apenas as aulas online ou eventualmente faltar à atividade presencial no dia da segunda aula, fará duas aulas por semana.
Para 2º a 5º ano, a aula será no período integral e reunirá crianças de 2º e 3º ano e de 4º e 5º ano, escolha feita para que as aulas não comecem muito cedo nem terminem muito tarde, já que sabemos que esse dia acaba sendo cansativo.
Gostaríamos que as crianças comparecessem aos encontros usando roupa branca ou, na sua ausência, a roupa mais clara que possuírem.
Para quem tiver interesse, a Secretaria da escola pode fornecer, por telefone ou e-mail, o valor da camiseta de Capoeira da escola, bem como o contato de um fornecedor de calças de Capoeira.
Aulas de Biblioteca e Música
Mantivemos essas aulas quinzenais, com atividades quinzenais por e-book, para evitar uma rotina muito extensa, em termos de horários e compromissos, no dia do período integral.
Aulas de Educação Física
Para quem for fazer aula de Educação Física na escola, é imprescindível o uso de meia e tênis, além de roupa confortável, de malha ou moletom.
2. Rotinas de aulas com a introdução das atividades presenciais
Seguem, agora, os quadros de rotina de aulas por grupo.
GI e 1º ano: a partir de 22 de fevereiro
(COMEÇANDO NO DIA 22 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
A partir desta data, nosso planejamento prevê que as crianças destes grupos passarão a ir à escola 2 vezes por semana, em dias fixos a serem definidos a partir da inscrição nas atividades presenciais que estão sendo feitas pelas famílias neste início de ano.
Seguem as rotinas previstas a partir desta data, que poderão passar por modificações caso encontremos propostas que façam mais sentido para os grupos.
Rotina de aulas GI-Manhã – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas GI-Tarde – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas 1º ano-Manhã – a partir de 22 de fevereiro
Rotina de aulas 1º ano-Tarde – a partir de 22 de fevereiro
2º a 5º ano: Rotinas de aula de 22 de fevereiro a 5 de março
(COMEÇANDO NO DIA 22 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
As aulas presenciais serão introduzidas gradualmente para estes grupos. A partir do dia 22 de fevereiro, as crianças inscritas irão à escola uma vez por semana e, a partir do dia 8 de março, mais um dia quinzenalmente.
Seguem as rotinas de aulas para as duas primeiras semanas.
Rotina de aulas 2º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 2º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 3º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 3º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 4º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 4º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 5º ano-Manhã – de 22 de fevereiro a 5 de março
Rotina de aulas 5º ano-Tarde – de 22 de fevereiro a 5 de março
2º a 5º ano: Rotinas de aula a partir de 8 de março
(COMEÇANDO NO DIA 8 COM A ROTINA DA SEMANA 2)
Rotina de aulas 2º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 2º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 3º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 3º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 4º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 4º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 5º ano-Manhã – a partir de 8 de março
Rotina de aulas 5º ano-Tarde – a partir de 8 de março
Pedimos atenção especial para dois aspectos:
3. Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança
Condições para a frequência às aulas presenciais
A criança, bem como familiares e pessoas de seu convívio, deve estar em boas condições de saúde para frequentar as aulas presenciais. A condição é a mesma para todas as pessoas que trabalham na escola. Só isso poderá garantir que possamos cuidar uns dos outros em vez de propagar a COVID-19, para desta forma manter a nossa escola em funcionamento com segurança. Crianças de grupo de risco não devem frequentar a escola.
O ideal é que as crianças que frequentem as atividades presenciais na escola mantenham o isolamento em casa.
Contamos com a participação de cada família para um retorno responsável, que não propague a COVID-19 nem ponha em risco a nossa comunidade.
Sintomas da criança ou familiar que indicam que uma criança deverá ficar em casa, em isolamento
Em contrapartida, veja em que situações a criança não deverá ir à escola:
Se ela apresentar algum sintoma de gripe ou COVID-19, a saber:
Se alguma pessoa que convive com ela apresentar algum dos sintomas acima, ou ainda:
É condição para que escola e família possam confiar na segurança do convívio escolar que estas recomendações sejam rigorosamente respeitadas. Além disso, a comunicação efetiva permitirá uma rápida detecção de casos suspeitos a partir do primeiro sintoma. Ao ser descartada uma síndrome gripal pelo médico da família, a criança poderá retornar às atividades presenciais ou, em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19, o isolamento poderá ser instalado o mais precocemente possível.
Critérios para o isolamento e comunicação com a comunidade
Cuidados antes de sair de casa
Procedimentos de entrada na escola
Protocolos de segurança e cuidado durante a permanência na escola
Procedimentos de saída da escola
Estamos sempre à disposição para dúvidas ou sugestões pelo e-mail da orientação.
Um abraço,
Adriana Mangabeira, Ana Marotto, Flávio Cidade, Joana Elkis, Leonardo Golodne, Luciana Gamero, Rita de Oliveira e Sheila Valezi
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