EFII – Retorno às aulas presenciais

Às famílias do Ensino Fundamental II,

 

Assuntos:

Detalhamento do plano de retorno às atividades presenciais;

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança.

 

Conforme comunicado no início das aulas e também discutido nas reuniões de pais, a partir de 22/02 iniciaremos aulas presenciais para parte dos estudantes. Cada classe foi dividida em dois subgrupos que frequentarão a escola presencialmente uma vez por semana, em dias alternados. Segue a organização por ano:

  • 6º e 7º anos: segundas ou quartas-feiras, com alternância semanal;
  • 8º e 9º anos: terças e quintas-feiras, com alternância semanal.

Segue abaixo a divisão dos subgrupos por sala e dia da semana. Acessem o link para identificar em qual subgrupo seu(sua) filho(a) está inserido(a). 

 

Semana Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira
Semana 1 Subgrupos 1
e anos
Subgrupos 1
e anos
Subgrupos 2
e anos
Subgrupos 2
e anos
Semana 2 Subgrupos 2
e anos
Subgrupos 2
e anos
Subgrupos 1
e anos
Subgrupos 1
e anos

 

Na semana seguinte, repete-se o esquema da Semana 1, e assim sucessivamente.  

Terças, quintas e sextas-feiras: e anos terão aulas por videoconferência.

Segundas, quartas e sextas-feiras: e anos terão aulas por videoconferência.

Os estudantes que não frequentarem a escola nos dias de atividades presenciais assistirão às aulas das mesmas disciplinas em videoconferência.

Haverá quatro aulas por dia, de cinquenta minutos, com pausa de dez minutos entre cada uma delas, e após as duas primeiras aulas haverá um intervalo de trinta minutos.

Horário de entrada: 14h

Intervalo: 15h50 às 16h20

Horário de saída: 18h10

Publicaremos no nosso site a grade horária das aulas, e os estudantes terão acesso a esse documento na Sala Mural do Google Sala de Aula.

Para garantir o respeito aos protocolos de segurança, o controle e rastreamento de casos suspeitos de Covid-19, será restringido o contato dos estudantes aos seus respectivos subgrupos. Por isso, é imprescindível que sejam respeitadas as normas de circulação e permanência nos diferentes espaços da escola.

O lanche acontecerá nas salas de aula, respeitando o distanciamento e evitando as situações de conversa, pois esse é um momento em que os estudantes estarão sem máscaras. Após o término do lanche, cada subgrupo será encaminhado de forma escalonada para um espaço específico da escola, onde permanecerá o restante do intervalo. Todos os ambientes da escola contarão com a presença de educadores para supervisão da interação entre os estudantes e do respeito aos protocolos de segurança.

Para garantir uma boa ventilação na sala de aula, as redes de proteção foram colocadas na parte interna das janelas, possibilitando a sua máxima abertura e circulação de ar. Os ventiladores de teto e ar-condicionado não serão utilizados durante as aulas. Colocaremos ventiladores do tipo pedestal, que serão posicionados com a direção do vento para as janelas, ampliando as possibilidades de renovação do ar no ambiente.

 

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança

Os protocolos de segurança e cuidado serão abordados com os estudantes não apenas como regras, mas como conteúdos de aprendizagem, para que eles compreendam suas razões e possam adquirir, para além das restrições que nos impõem, o significado de um real cuidado consigo e com os outros, que é não apenas necessário, mas sinal de respeito mútuo e valor à vida.

Condições para a frequência às aulas presenciais

O estudante, bem como familiares e pessoas de seu convívio, deve estar em boas condições de saúde para frequentar as aulas presenciais. A condição é a mesma para todas as pessoas que trabalham na escola. Só isso poderá garantir que possamos cuidar uns dos outros, em vez de propagar a Covid-19, para, desta forma, manter a nossa escola em funcionamento com segurança. Estudantes de grupo de risco não devem frequentar a escola.

O ideal é que os estudantes que frequentem as atividades presenciais na escola mantenham o isolamento em casa.

Contamos com a participação de cada família para um retorno responsável, que não propague a Covid-19 nem ponha em risco a nossa comunidade.

 

Sintomas do estudante ou familiar, que indicam que uma criança deverá ficar em casa, em isolamento

Em contrapartida, veja em que situações a criança não deverá ir à escola:

  •  Se ela apresentar algum sintoma de gripe ou Covid-19, a saber:
    •  coriza ou congestão nasal;
    •  tosse ou dor de garganta;
    •  febre ou calafrios;
    •  dor de cabeça;
    •  distúrbios olfativos ou gustativos;
    •  sintomas gastrointestinais (diarreia).
  • Se alguma pessoa que convive com ela apresentar algum dos sintomas acima, ou ainda:
    • sonolência excessiva, irritabilidade, inapetência, perda dos sentidos (desmaio) ou confusão mental.

É condição, para que escola e família possam confiar na segurança do convívio escolar, que estas recomendações sejam rigorosamente respeitadas. Além disso, a comunicação efetiva permitirá uma rápida detecção de casos suspeitos a partir do primeiro sintoma. Ao ser descartada uma síndrome gripal pelo médico da família, o estudante poderá retornar às atividades presenciais ou, em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, o isolamento poderá ser instalado o mais precocemente possível.

 

Critérios para o isolamento e comunicação com a comunidade

  • Um estudante ou familiar com sintomas devem seguir a orientação do seu médico. A frequência à escola com algum sintoma, se associado a quadros alérgicos ou crônicos, só será possível com relatório médico.
  • Em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, a pessoa com sintomas deve permanecer em isolamento por pelo menos 10 dias, ou mais, podendo retornar à escola desde que tenha melhora dos sintomas e não tenha febre nas últimas 24 horas. Será necessária apresentação de relatório médico para o retorno presencial.
  • As pessoas que tiveram contato com aquela que apresentou sintomas e esteve sob suspeita de síndrome gripal receberão comunicado da escola quanto ao contato com caso suspeito e deverão atentar para o aparecimento de sintomas por um período de 14 dias após o último contato; se apresentarem algum sintoma, deverão ficar em casa e a escola deve ser informada. Tais informações são necessárias para que se avalie se medidas adicionais de prevenção e controle serão necessárias, incluindo interrupção temporária de atividades presenciais no grupo afetado. Esperamos das famílias a mesma transparência e prontidão nas comunicações.
  • Contato(s) escolar(es) com um caso confirmado de Covid-19 deve(m) permanecer em isolamento por 14 dias a contar do último contato.
  • Em caso de surgimento de algum sintoma gripal ou de Covid-19 na escola, o estudante será isolado em espaço designado para isso, enquanto aguarda que um familiar ou responsável venha buscá-lo.
  • Para isso, precisamos do compromisso das famílias de que qualquer sintoma ou confirmação de diagnóstico sejam imediatamente comunicados à escola pelos e-mails secretaria@colegioequipe.g12.br sempre com cópia para mariana.doneux@colegioequipe.g12.br (6º e 7º anos) e ricardo@colegioequipe.g12.br (8º e 9º anos).

 

Cuidados antes de sair de casa

  • Cuidar da higienização da mochila e de pertences pessoais, e conferir se todos os materiais necessários estão sendo levados à escola, devidamente identificados com o nome do(a) aluno(a), ano e turma:
    • Três máscaras limpas acondicionadas em um saco específico. A máscara em uso e também as de reserva devem ficar bem ajustadas ao rosto da pessoa. Como rotina, os estudantes trocarão de máscara depois do lanche, mas devem ter outras de reserva para o caso da que estiver em uso ficar úmida. É importante que:
      • Aprendam a colocar e tirar a máscara tocando apenas em suas alças;
      • Um saco reserva para serem acondicionadas as máscaras usadas, que deverão ser descartadas ou higienizadas em casa;
      • É importante identificar os sacos para máscaras limpas e para máscaras usadas.
    •  Levar o lanche pronto para consumo e que permita o máximo de autonomia no manuseio.
    • Garrafa de água já cheia e com tampa (recomendamos garrafas com uma segunda abertura para a reposição de água, se necessário).
    • Levar a agenda e outros materiais para as aulas a partir da orientação das professoras e dos professores. Os estudantes serão orientados a não compartilhar materiais, nem deixar nada na escola.

 

Procedimentos de entrada na escola

  • A pontualidade é condição para a organização da rotina, já que teremos diferentes grupos entrando. Pedimos que cheguem à escola sempre um pouco antes e que esperem o horário do grupo para se dirigirem ao portão, evitando aglomerações.
  • Pedimos que estudantes e responsáveis mantenham distanciamento de pelo menos 1 metro na entrada.
  • Depois de entrar na escola, os estudantes serão instruídos a aguardar o início das aulas dentro das próprias salas.
  • Caso a família tenha utilizado transporte público para chegar à escola, pedimos que a máscara do estudante seja trocada por uma limpa antes do ingresso no espaço escolar.
  • Na entrada da escola, a temperatura dos estudantes será aferida e todos devem higienizar as mãos com álcool 70%, bem como passar por um tapete higienizante.

 

Protocolos de segurança e cuidados durante a permanência na escola

  • Os estudantes serão orientados a ficar com máscara e deverão tirá-la apenas para beber água e tomar lanche, o que deverá ocorrer em silêncio. Pedimos que conversem com eles sobre isso.
  • Os espaços e materiais que serão utilizados estarão prévia e devidamente higienizados.
  • As carteiras estarão dispostas com distanciamento de 1 metro e meio, e nossa orientação será para que os estudantes mantenham o distanciamento de pelo menos 1 metro em todas as situações.
  • Os estudantes serão orientados a lavar as mãos ou higienizá-las com frequência, antes e depois de comer e de mexer em suas máscaras. Serão orientados também a não tocar na boca, no nariz e nos olhos sem antes higienizar as mãos.

 

Procedimentos de saída da escola

  • Lembrem-se da pontualidade e do distanciamento, fundamentais para uma organização que propicie segurança.
  • Os responsáveis pelos estudantes que vão embora sozinhos devem atualizar as autorizações de saída junto à Secretaria da escola.
  • A pessoa que for buscar os estudantes não deve entrar na escola; sua presença será anunciada aos estudantes, que irão se dirigir ao portão de forma escalonada.

Estamos sempre à disposição para dúvidas ou sugestões pelo e-mail da Orientação.

Um abraço,

 

Mariana Doneux, Ricardo Mesquita, Leonardo Golodne e Valentina Prado

Equipe de Orientação

Ensino Fundamental II