EFII – 7° Ano – Chamada Geral

Queridas famílias, alunas e alunos do 7º ano,

Reunimos algumas produções deste ano nesta circular para que vocês possam apreciar um pouco mais do trabalho realizado pelos nossos estudantes neste ano tão atípico e, no entanto, tão cheio de aprendizados. O que vocês verão aqui é resultado do esforço da turma e do grupo de professores para superar o isolamento e as dificuldades impostas por uma modalidade de trabalho a que não estávamos acostumados. Aprendemos todos que o coletivo, motivado, sempre acha formas de superação – os estudantes adquiriram muitos recursos, não obstante as adversidades, aprenderam, produziram lindos trabalhos.

É um grande prazer contar com vocês como público especial das produções deste período. Terminamos o ano com a certeza de que a parceria de vocês foi fundamental para que pudéssemos manter a escola viva e renovar os vínculos de afeto, compromisso e aprendizagem.

Pedimos apenas que os links e arquivos não sejam divulgados, de forma a nos ajudarem a preservar as produções e as imagens que veiculam.

Esperamos que gostem!

 

Objetos do isolamento do Fundamental II

Professora: Ana Luiza Guarnieri

As alunas e alunos do EFII, no início da quarentena do ano de 2020, fotografaram alguns dos objetos que se tornaram importantes ou mesmo essenciais, durante este período. Esta coletânea de imagens são, de alguma forma, breves metáforas que constroem narrativas simbólicas do nosso tempo.

https://padlet.com/anaguarnieri1/Bookmarks

 

Retratos – Em busca do próprio tom de pele

Professora: Ana Luiza Guarnieri

Ao longo do 2º semestre, os alunos e alunas do 7º ano puderam se aprofundar no estudo da figura humana por meio dos Retratos, importante gênero para a história das Artes Visuais.

A partir de uma selfie, criaram aquarelas e assim puderam lançar um olhar cuidadoso para as formas, tentando respeitar ao máximo suas proporções e investigando profundamente as cores. Tiveram o difícil desafio de tentar reproduzir o seu próprio tom de pele, partindo apenas das cores primárias, e assim criaram tons que se aproximaram dos tons reais de suas peles, descobrindo uma infinidade de possibilidades cromáticas. Por meio dessa minuciosa observação, puderam se deparar com eles mesmos, com o outro e com as características que os fazem ser únicos.

https://padlet.com/anaguarnieri1/oxl54ybfjrrln0e9

Mural do Projeto Rock

Professores: Rosana Araújo e Felipe Botelho

Durante o 2º semestre, os alunos e alunas do 7º ano mergulharam na história do Rock. Desde seu surgimento no pós-guerra a alguns de seus principais desdobramentos, nos debruçamos sobre as relações entre o contexto histórico e as manifestações musicais, conversando sobre transformações sociais e culturais que moldaram nosso tempo. Nos últimos meses, os alunos foram divididos em grupos e cada um realizou uma longa pesquisa sobre um estilo específico de Rock, apresentando-o para os colegas da sala na forma de murais virtuais. Além disso, criaram uma performance musical inspirada no tema estudado. Aqui, vocês poderão apreciar alguns desses trabalhos incríveis!

https://colgioequipe.padlet.org/efii/66ira76juw4lbzzf

 

Projeto interdisciplinar: O que os indígenas de São Paulo nos ensinam sobre a cidade?

Professores: João Gabriel Priolli, Mariana Doneux, Mauro Pontes e Ana Luiza Guarnieri

Neste ano de 2020, com a condição do isolamento físico que nos foi imposta, o grupo de professores do 7º ano se dedicou a desenhar um novo projeto interdisciplinar, de modo que os estudantes e nós, professores, pudéssemos ainda ter experiências significativas de troca e aprendizado em torno de uma questão transversal de investigação. Escutar os indígenas, tão próximos e ao mesmo tempo distantes de nós, conhecer a riqueza de suas culturas e de seu pensamento, suas lutas e formas de resistir a um modo de vida imposto pela sociedade dos não-indígenas, em total desarmonia com a natureza, nos pareceu uma forma de podermos sonhar juntos, vibrar em outra frequência e, pelo menos um pouco, de tentar adiar o fim do mundo.

O projeto foi desenvolvido nas aulas de História, Geografia, Ciências, Projetos e Artes Visuais, e resultou na produção em grupos de bandeiras que sintetizassem os aprendizados ao longo do projeto e de um texto explicativo das escolhas feitas na representação gráfica. Os textos foram gravados pelos estudantes e estão aqui organizados nesse vídeo produzido pelo professor Felipe Botelho.

https://youtu.be/XEZan0v15IE

 

Plantas na Cidade

Professor: Mauro Pontes

Este projeto tem por objetivo despertar o olhar dos estudantes para as plantas da paisagem da nossa cidade. No contexto da pandemia, o convite foi que cada um plantasse em casa sementes, acompanhasse seu ciclo de vida e identificasse seus órgãos. Em um diário foram registrando seu desenvolvimento, usando a aquarela para a produção de desenhos, e os conceitos de Biologia para a produção de seus textos. Ao final do processo, os estudantes fizeram a curadoria de seus textos e desenhos para compor o caderno do Plantas na Cidade. Nesta apresentação estão reunidas algumas das lindas produções dos estudantes.

https://docs.google.com/presentation/d/1-9Z1yAkduBZRWRWIdtQ-Rt7OYmpPKBStEhd3ANvn8Eg/edit?ts=5fd0eccb

 

Observações:

  • As bandeiras produzidas no projeto interdisciplinar estão impressas e disponíveis para a retirada na Secretaria até sexta-feira, 18 de dezembro, das 8h às 15h. Além da bandeira de seu grupo reservada na Secretaria, os estudantes podem escolher outra das que estão expostas nas paredes do Plantão.
  • Pedimos que, se possível, entreguem na Secretaria os livros de Ciências (didático + Rubens Matuck) emprestados no início do ano até sexta-feira, dia 18. Caso não possam, deixem separado para levar no início de 2021.
  • Pedimos que levem também, quando forem à escola, os cadernos produzidos para o projeto Plantas na Cidade. Serão apreciados pelo professor e servirão de modelo para os estudantes que chegam ao 7º ano. Como é tradição, serão devolvidos no meio do semestre que vem.

Abraço afetuoso a todos e todas, boas férias!

 

Equipe pedagógica do 7º ano