Queridas famílias, alunas e alunos do 6º ano,
Reunimos algumas produções deste ano nesta circular para que vocês possam apreciar um pouco mais do trabalho realizado pelos nossos estudantes neste ano tão atípico e, no entanto, tão cheio de aprendizados. O que vocês verão aqui é resultado do esforço da turma e do grupo de professores para superar o isolamento e as dificuldades impostas por uma modalidade de trabalho a que não estávamos acostumados. Aprendemos todos que o coletivo, motivado, sempre acha formas de superação – os estudantes adquiriram muitos recursos, não obstante as adversidades, aprenderam, produziram lindos trabalhos.
É um grande prazer contar com vocês como público especial das produções deste período. Terminamos o ano com a certeza de que a parceria de vocês foi fundamental para que pudéssemos manter a escola viva e renovar os vínculos de afeto, compromisso e aprendizagem.
Pedimos apenas que os links e arquivos não sejam divulgados, de forma a nos ajudarem a preservar as produções e as imagens que veiculam.
Esperamos que gostem!
Objetos do isolamento do Fundamental II
Professora: Ana Luiza Guarnieri
As alunas e alunos do EFII, no início da quarentena do ano de 2020, fotografaram alguns dos objetos que se tornaram importantes ou mesmo essenciais, durante este período. Esta coletânea de imagens são, de alguma forma, breves metáforas que constroem narrativas simbólicas do nosso tempo.
https://padlet.com/anaguarnieri1/Bookmarks
Mural do Museu dos Sons em Extinção
Professores: Rosana Araújo e Felipe Botelho
No início da quarentena, os alunos e alunas do 6º ano enviaram imagens de objetos que, junto com os seus sons, estão desaparecendo da nossa vida cotidiana. Fizeram essa pesquisa em casa e enviaram muitas fotos, e com elas nós construímos esse museu! Os objetos registrados, na opinião deles, estão fadados a desaparecer, e consequentemente não poderemos, num futuro próximo, ouvir mais os seus sons…
https://padlet.com/ibfelipe/n9a5dvfz3ep5qyoh
Mural dos Sons para Guardar
Professores: Rosana Araújo e Felipe Botelho
Será que escutamos bem o mundo em que vivemos? Desde o início do semestre, os alunos e alunas do 6º ano embarcaram em uma investigação dos sons ao nosso redor, abrindo os ouvidos para os ruídos que passam despercebidos na rotina e as diferentes paisagens sonoras do cotidiano. Agora, com essa experiência do isolamento, eles puderam entrar em contato com os sons do dia-a-dia de suas casas, sons que sempre estiveram ali, mas que talvez eles nunca tenham notado.
Para registrar essas experiências de escuta, o caderno de música se transformou em um Diário de Sons, a partir do qual mapeamos os sons presentes na escola, nas ruas e dentro das casas, percebemos como certos sons estão intimamente ligados a determinados lugares e culturas e discutimos como a quantidade de sons do nosso mundo nos afeta.
Dialogando com o projeto Vida Vivida, Vida Inventada, começamos a conversar sobre as relações entre som e memória, evidente no carinho (ou no incômodo) que todos guardamos por sons que são especiais para nós. Depois de conversar com pessoas mais velhas sobre sons que não existem mais ou estão ameaçados de extinção, os alunos escolheram e gravaram sons que gostariam de guardar para sempre consigo. Registramos, assim, um pedacinho valioso do mundo sonoro desse 6º ano.
https://padlet.com/rodasete1/63r2n7pdwfvt7n92
Mural do Projeto Portas e Janelas 6ºA
Professores: Rosana Araújo e Felipe Botelho
Esse é o nosso mural para o Projeto Portas e Janelas. Aqui, vocês poderão acompanhar o nosso grande passeio pela diversidade cultural de vários cantos do mundo que visitamos nas aulas de Música. Explorem bastante cada porta e cada janela e aproveitem a viagem!
6ºA: https://colgioequipe.padlet.org/efii/6yk97hupqt8210cc
6ºB: https://colgioequipe.padlet.org/efii/htj8bgck4u3gfrkq
Mural do Projeto Porta Vermelha
Professores: Rosana Araújo e Felipe Botelho
A atividade de música dentro do projeto Pasta Vermelha chama-se “Porta Vermelha”, pois, da mesma forma que estivemos observando pelas portas e pelas janelas várias culturas do planeta, dessa vez a cultura visitada foi aquela que vocês criaram dentro do projeto da Pasta. O convite foi imaginar como seria a música típica do povo, ou povos, criados por vocês e também imaginar como e quando essa música acontece.
6ºA: https://colgioequipe.padlet.org/efii/kfomdnycg355newn
6ºB: https://colgioequipe.padlet.org/efii/htj8bgck4u3gfrkq
Narrando mitos da Pasta Vermelha
Professor: Caio Augusto Paduan
Durante o segundo semestre deste ano, nos dedicamos ao estudo do gesto narrativo nas aulas de Teatro e também conversamos sobre os mitos de criação de diferentes povos para inspirar as criações da mitologia dos universos da Pasta Vermelha. No encontro destes assuntos, os alunos e alunas do 6º inventaram formas de narrar os mitos de criação e outras histórias dos seus universos, nos apresentando um pouco mais dos mundos imaginários das Pastas Vermelhas.
https://colgioequipe.padlet.org/efii/narrandomitos
Anuário do 6º ano
Os alunos e alunas do 6º ano tiveram a ideia de produzir um anuário da turma neste 2020, se organizaram e criaram um padlet para que os colegas subissem suas fotos – uma só é suficiente, com nome e sobrenome. Alguns ainda não mandaram, então aproveitem agora e ajudem a completar a turma!
https://padlet.com/chicomachado2009/25dvx1r3kcvlp75w
Objetos de memória do 6º ano: antes e depois
Professor: João Gabriel Priolli
Este mural é um registro dos nossos primeiros encontros no 6º ano, quando o projeto Vida Vivida, Vida Inventada serviu de mote para que pudéssemos ouvir e contar histórias que formam nossa trajetória afetiva. As fotos registradas aqui foram tiradas nas aulas de História e Língua Portuguesa, quando cada um narrou aos colegas os motivos que o levaram a escolher um objeto pessoal que fosse disparador de suas memórias de infância. Esse caminho nos permitiu irmos nos conhecendo melhor e permitiu também uma investigação de cada um de suas lembranças. Também compõem este mural as fotos dos alunos e alunas do 6º ano agora em dezembro, nos seus locais de estudo em casa.
https://colgioequipe.padlet.org/efii/62fdx4t3en9kn8mw
Vida Vivida, Vida Inventada
Professores: João Gabriel Priolli, Luana Chnaiderman de Almeida e Ana Luiza Guarnieri
Decidimos reunir os textos produzidos no projeto do 1º semestre em uma publicação que servirá como registro de memória deste ano de 2020; um retrato de nossos estudantes em março, com seus afetos e narrativas de um tempo que agora nos parece tão distante. O livro sai assim, agora, um pouco torto, um pouco atrasado, mas decidimos que valia a pena expor também o inacabado, o susto, e mesmo um pouco da dificuldade que foi isso de contar e inventar nossas vidas em um mundo cujo céu está caindo. Talvez este ano, juntos, tenhamos aprendido, pelo menos um pouquinho, como adiar o fim do mundo.
Aqui vai a versão digital do livro, e a impressa estará disponível para retirada na Secretaria nos dias 17 e 18/12, quinta e sexta-feira, das 8h às 15h – ou no início do ano que vem.
6º ano A
https://issuu.com/colegio.equipe/docs/6__ano_a___livro
6º ano B
https://issuu.com/colegio.equipe/docs/6__ano_b_livro
Abraço afetuoso a todos e todas,
Equipe pedagógica do 6º ano