Como trabalhamos
Conteúdo, método e reflexão
No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.
Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.
Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.
Ensino Médio / Principais Diretrizes
1ª série
Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho
Na 1ª série, pretende-se que o aluno:
2ª série
Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo
Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:
3ª série
Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica
No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:
Cursos temáticos
Os cursos temáticos, propostos ao aluno da 3ª série do Ensino Médio, permitem um aprofundamento teórico e metodológico e procuram relacionar os interesses dos alunos com suas possíveis escolhas profissionais.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido dos conteúdos de sua matéria. Para isso é preciso recorrer a conceitos, métodos e técnicas de outras disciplinas e áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem dois cursos por semestre, cada um deles com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos, os cursos desenvolveram os seguintes temas: História e Cinema; Juventude, Identidade e Contemporaneidade; A Cidade de São Paulo: Desafios e Possibilidades; Arte e Contemporaneidade, Nossa Vida com Ciências e Religião, Conhecimento e Ideologia.
Monografia
A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de até 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.
Disciplinas e carga horária
Disciplinas | 1ª série | 2ª série | 3ª série |
Língua Portuguesa | 3 | 2 | 2 |
Redação | 1 | 2 | 1 |
Educação Artística | 2 | 2 | |
Educação Física | 2 | 2 | 2 |
Inglês | 2 | 2 | 2 |
Espanhol | 1 | 1 | 1 |
Matemática | 4 | 3 | 3 |
Física | 2 | 3 | 2 |
Química | 2 | 2 | 3 |
Biologia | 2 | 2 | 2 |
História Geral | 2 | 2 | 2 |
História do Brasil | 2 | 2 | 2 |
Geografia | 2 | 2 | 2 |
Filosofia | 2 | 2 | |
Orientação Educacional | 1 | 1 | 1 |
Cursos Temáticos | 4 | ||
Monografia | 1 |
Horário
Horário | Entrada | Saída |
07h05 | 13h00 |
São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana.
Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).
Monitoria
A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.
Atividades Eletivas
As Atividades Eletivas constituem uma das modalidades de trabalho que permitem um aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. A participação em uma dessas atividades não tem caráter obrigatório, mas consideramos importante que cada aluno, ao longo da sua trajetória, escolha por sua inserção e pelos momentos para realizá-la. As turmas são anuais, formadas por adesão e interesse.
Modalidades de Atividades Eletivas
Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
Como trabalhamos
Conteúdo, método e reflexão
No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.
Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.
Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.
Ensino Médio / Principais Diretrizes
1ª série
Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho
Na 1ª série, pretende-se que o aluno:
2ª série
Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo
Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:
3ª série
Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica
No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:
Cursos temáticos
Os cursos temáticos, propostos ao aluno da 3ª série do Ensino Médio, permitem um aprofundamento teórico e metodológico e procuram relacionar os interesses dos alunos com suas possíveis escolhas profissionais.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido dos conteúdos de sua matéria. Para isso é preciso recorrer a conceitos, métodos e técnicas de outras disciplinas e áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem dois cursos por semestre, cada um deles com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos, os cursos desenvolveram os seguintes temas: História e Cinema; Juventude, Identidade e Contemporaneidade; A Cidade de São Paulo: Desafios e Possibilidades; Arte e Contemporaneidade, Nossa Vida com Ciências e Religião, Conhecimento e Ideologia.
Monografia
A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de até 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.
Disciplinas e carga horária
Disciplinas | 1ª série | 2ª série | 3ª série |
Língua Portuguesa | 3 | 2 | 2 |
Redação | 1 | 2 | 1 |
Educação Artística | 2 | 2 | |
Educação Física | 2 | 2 | 2 |
Inglês | 2 | 2 | 2 |
Espanhol | 1 | 1 | 1 |
Matemática | 4 | 3 | 3 |
Física | 2 | 3 | 2 |
Química | 2 | 2 | 3 |
Biologia | 2 | 2 | 2 |
História Geral | 2 | 2 | 2 |
História do Brasil | 2 | 2 | 2 |
Geografia | 2 | 2 | 2 |
Filosofia | 2 | 2 | |
Orientação Educacional | 1 | 1 | 1 |
Cursos Temáticos | 4 | ||
Monografia | 1 |
Horário
Horário | Entrada | Saída |
07h05 | 13h00 |
São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana.
Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).
Monitoria
A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.
Atividades Eletivas
As Atividades Eletivas constituem uma das modalidades de trabalho que permitem um aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. A participação em uma dessas atividades não tem caráter obrigatório, mas consideramos importante que cada aluno, ao longo da sua trajetória, escolha por sua inserção e pelos momentos para realizá-la. As turmas são anuais, formadas por adesão e interesse.
Modalidades de Atividades Eletivas
Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP
(11) 3662 - 6500
(11) 3579 - 9150
(11) 97374 – 8388
© Colégio Equipe - 2022