Ensino Médio

Como trabalhamos

Conteúdo, método e reflexão

No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.

Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.

Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.

 

Ensino Médio / Principais Diretrizes


 

1ª série

Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho

Na 1ª série, pretende-se que o aluno:

  • adquira hábito e método em seu estudo individual – organização temporal, dos registros e apontamentos, do seu espaço e material de trabalho;
  • exercite a identificação de problemas e a seleção de alternativas adequadas para sua resolução;
  • adquira o conhecimento específico de fatos, terminologias, convenções, critérios de classificação e categorização, princípios e generalizações básicas em cada disciplina ou área;
  • compreenda textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das ideias;
  • situe-se num grupo-classe heterogêneo, reconhecendo as diferenças individuais e as atitudes necessárias para o trabalho;
  • conheça os limites e as possibilidades do espaço Equipe no que diz respeito a seus objetivos gerais e específicos, a suas regras e normas, à sistemática de avaliação.

 

2ª série

Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo

Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:

  • organize-se para o trabalho em grupo a partir de tarefas e problemas comuns;
  • incorpore os conceitos nucleares em cada disciplina ou área;
  • vivencie projetos de pesquisa que explicitem o caráter metodológico do trabalho teórico;
  • expresse seu universo de valores e visões de mundo a partir do processo de ensino-aprendizagem;
  • transfira e correlacione os conceitos trabalhados nas diferentes disciplinas.

 

3ª série

Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica

No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:

  • analise elementos, relações, princípios e generalizações em cada disciplina ou área;
  • formule hipóteses apropriadas a partir de fatores observados e modifique tais hipóteses à luz de novos fatores e considerações;
  • realize uma síntese pessoal de seu processo de trabalho na escola em suas diferentes dimensões:
    • principais conceitos;
    • habilidades, posturas e métodos de estudo;
  • vivência de trocas com o grupo, com os professores e com a proposta de trabalho da escola.

 

Percursos Formativos

Desde a reforma do Ensino Médio, as escolas devem oferecer pelo menos dois Itinerários Formativos para seus estudantes. O Equipe oferece três: Investigação Científica, Processos Criativos e Mediação e Intervenção Sociocultural.
Em nosso currículo, fazem parte dos itinerários: projetos interdisciplinares regulares, cursos temáticos interséries, cursos temáticos de aprofundamento, trabalho de monografia e projetos eletivos, como projetos sociais e treinamentos esportivos.
Não há necessidade de o estudante escolher um único itinerário e permanecer nele durante todo o Ensino Médio. Em nossa organização curricular, os estudantes escolhem disciplinas e áreas de pesquisa de acordo com seus interesses e, ao longo da sua trajetória escolar, terão se aprofundado em um ou mais dos itinerários.

 

Cursos Temáticos Interséries

A proposta é que os estudantes façam opção por cursos de seu interesse, em organização não seriada, para favorecer a integração entre estudantes de todo o ciclo. Nesses cursos, o tema é estudado a partir de questões problema, inicialmente através de leituras e exposições e, posteriormente, os estudantes se voltam para uma produção ou uma ação coletiva, que deve ser socializada para a comunidade escolar e/ou outros interlocutores.
São oferecidos seis cursos anuais:
Investigação Científica:

  • Física e Arte
  • Espiadela na caixa preta – Quem manda no computador?

Mediação e Intervenção Sociocultural:

  • A cidade de São Paulo: desafios e possibilidades
  • Juventudes, Modernidade e Identidades

Processos Criativos:

  • Práticas em Linguagem de Cinema
  • Comunicação Gráfica: Pesquisa e Criação

  

Cursos Temáticos de Aprofundamento Conceitual

Os cursos temáticos, propostos na 3ª série do Ensino Médio, permitem o aprofundamento teórico e metodológico em áreas de interesse dos estudantes, favorecendo que realizem uma síntese de  aprendizados desenvolvidos ao longo do Ensino Médio, apontando, ao mesmo tempo,  caminhos para seus projetos futuros.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos  professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido de conteúdos de suas disciplinas, recorrendo, para isso, a conceitos, métodos e técnicas de outras áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem um  curso para cada semestre, com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos temos oferecidos os seguintes cursos:
Investigação Científica:

  • Conceitos em Ciências da Natureza e Matemática – Ênfase no vestibular

Mediação e Intervenção Sociocultural:

  • Religião, Conhecimento e Ideologia
  • História Temática: História da família e da sexualidade

Processos Criativos:

  • Arte e Ideologia

 

Monografia

A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de aproximadamente 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.

Componentes e Carga Horária

Componentes 1ª Série 2ª Série 3ª Série
Língua Portuguesa 2 2 2
Redação 1 1 1
Educação Artística 2 2
Educação Física 2 2 2
Inglês 2 2 2
Espanhol 1 1 1
Matemática 3 3 3
Física 3 2 2
Química 2 2 3
Biologia 2 2 2
História Geral 1 2 2
História do Brasil 2 2 2
Geografia 2 2 2
Filosofia 2 2
Or. Educacional 1 1 1
Temáticos 2 2 4
Monografia (parte à tarde) 3
Projeto Eletivo (à tarde) 3 3

 

Horário

Horário Entrada Saída
07h05 13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, grêmio – , estarão distribuídas ao longo da semana, no período da tarde.
 

Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de Recuperação

O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos estudantes de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestres. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.

 

Orientações de Estudos

Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre estudantes das três séries é contínuo. Há também momentos nos quais as Orientações de Estudos são planejadas especialmente para uma das séries.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos estudantes, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
2ª série
Orientações de Estudos específicas são programadas no primeiro bimestre, quando necessário, para novos estudantes na série, visando à adaptação ao trabalho realizado no colégio com leitura e escrita e/ou à atualização de conteúdos de Matemática demandados pela disciplina e pela área de Ciências da Natureza.
Há encontros com professores mediadores que acompanham especificamente trabalhos em grupos realizados pelos estudantes no 2º bimestre, visando à ampliação da abordagem das diretrizes da série.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os estudantes da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).

 

Monitoria

A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.

 

Atividades Eletivas

As Atividades Eletivas complementam a carga horária do Ensino Médio para 1ª e 2ª séries e constituem uma das modalidades de trabalho que permitem aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. Por meio das atividades eletivas, os estudantes têm a vivência  e a reflexão sobre  a  importância  do  vínculo e da organização  de  projetos que só podem ser realizados em grupo. Através das Atividades Eletivas os estudantes desenvolvem conhecimentos e posturas necessárias para planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a  interação  junto a outros segmentos sociais e/ou grupos. Além disso, praticam o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
Cada estudante escolhe a Atividade Eletiva de acordo com seu projeto de estudo para o ano.

 

Modalidades de Atividades Eletivas

Treinamento esportivo
Têm como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e a participação em jogos / campeonatos.
Nos últimos anos, os esportes trabalhados têm sido: futsal, futebol society, vôlei e handebol ou basquete.
Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania)
São realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista.
Nos últimos anos, foram desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio os projetos:

  •  Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (busca aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura);
  • Chá de Arte (busca trabalhar com aspectos saudáveis da criança, por meio da apresentação de esquetes, da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar, contribuindo para que situações de ambulatório e hospitalização sejam menos dolorosas e tristes,).
  • Ver o Mundo (busca lidar com as infâncias e os diferentes modos de experienciá-las, quando são atravessadas pelo processo imigratório, sobretudo de comunidades latinoamericanas na cidade de São Paulo).

Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.

Ensino Médio

Como trabalhamos

Conteúdo, método e reflexão

No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.

Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.

Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.

 

Ensino Médio / Principais Diretrizes


 

1ª série

Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho

Na 1ª série, pretende-se que o aluno:

  • adquira hábito e método em seu estudo individual – organização temporal, dos registros e apontamentos, do seu espaço e material de trabalho;
  • exercite a identificação de problemas e a seleção de alternativas adequadas para sua resolução;
  • adquira o conhecimento específico de fatos, terminologias, convenções, critérios de classificação e categorização, princípios e generalizações básicas em cada disciplina ou área;
  • compreenda textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das ideias;
  • situe-se num grupo-classe heterogêneo, reconhecendo as diferenças individuais e as atitudes necessárias para o trabalho;
  • conheça os limites e as possibilidades do espaço Equipe no que diz respeito a seus objetivos gerais e específicos, a suas regras e normas, à sistemática de avaliação.

 

2ª série

Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo

Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:

  • organize-se para o trabalho em grupo a partir de tarefas e problemas comuns;
  • incorpore os conceitos nucleares em cada disciplina ou área;
  • vivencie projetos de pesquisa que explicitem o caráter metodológico do trabalho teórico;
  • expresse seu universo de valores e visões de mundo a partir do processo de ensino-aprendizagem;
  • transfira e correlacione os conceitos trabalhados nas diferentes disciplinas.

 

3ª série

Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica

No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:

  • analise elementos, relações, princípios e generalizações em cada disciplina ou área;
  • formule hipóteses apropriadas a partir de fatores observados e modifique tais hipóteses à luz de novos fatores e considerações;
  • realize uma síntese pessoal de seu processo de trabalho na escola em suas diferentes dimensões:
    • principais conceitos;
    • habilidades, posturas e métodos de estudo;
  • vivência de trocas com o grupo, com os professores e com a proposta de trabalho da escola.

 

Percursos Formativos

Desde a reforma do Ensino Médio, as escolas devem oferecer pelo menos dois Itinerários Formativos para seus estudantes. O Equipe oferece três: Investigação Científica, Processos Criativos e Mediação e Intervenção Sociocultural.
Em nosso currículo, fazem parte dos itinerários: projetos interdisciplinares regulares, cursos temáticos interséries, cursos temáticos de aprofundamento, trabalho de monografia e projetos eletivos, como projetos sociais e treinamentos esportivos.
Não há necessidade de o estudante escolher um único itinerário e permanecer nele durante todo o Ensino Médio. Em nossa organização curricular, os estudantes escolhem disciplinas e áreas de pesquisa de acordo com seus interesses e, ao longo da sua trajetória escolar, terão se aprofundado em um ou mais dos itinerários.

 

Cursos Temáticos Interséries

A proposta é que os estudantes façam opção por cursos de seu interesse, em organização não seriada, para favorecer a integração entre estudantes de todo o ciclo. Nesses cursos, o tema é estudado a partir de questões problema, inicialmente através de leituras e exposições e, posteriormente, os estudantes se voltam para uma produção ou uma ação coletiva, que deve ser socializada para a comunidade escolar e/ou outros interlocutores.
São oferecidos seis cursos anuais:
Investigação Científica:

  • Física e Arte
  • Espiadela na caixa preta – Quem manda no computador?

Mediação e Intervenção Sociocultural:

  • A cidade de São Paulo: desafios e possibilidades
  • Juventudes, Modernidade e Identidades

Processos Criativos:

  • Práticas em Linguagem de Cinema
  • Comunicação Gráfica: Pesquisa e Criação

  

Cursos Temáticos de Aprofundamento Conceitual

Os cursos temáticos, propostos na 3ª série do Ensino Médio, permitem o aprofundamento teórico e metodológico em áreas de interesse dos estudantes, favorecendo que realizem uma síntese de  aprendizados desenvolvidos ao longo do Ensino Médio, apontando, ao mesmo tempo,  caminhos para seus projetos futuros.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos  professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido de conteúdos de suas disciplinas, recorrendo, para isso, a conceitos, métodos e técnicas de outras áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem um  curso para cada semestre, com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos temos oferecidos os seguintes cursos:
Investigação Científica:

  • Conceitos em Ciências da Natureza e Matemática – Ênfase no vestibular

Mediação e Intervenção Sociocultural:

  • Religião, Conhecimento e Ideologia
  • História Temática: História da família e da sexualidade

Processos Criativos:

  • Arte e Ideologia

 

Monografia

A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de aproximadamente 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.

Componentes e Carga Horária

Componentes 1ª Série 2ª Série 3ª Série
Língua Portuguesa 2 2 2
Redação 1 1 1
Educação Artística 2 2
Educação Física 2 2 2
Inglês 2 2 2
Espanhol 1 1 1
Matemática 3 3 3
Física 3 2 2
Química 2 2 3
Biologia 2 2 2
História Geral 1 2 2
História do Brasil 2 2 2
Geografia 2 2 2
Filosofia 2 2
Or. Educacional 1 1 1
Temáticos 2 2 4
Monografia (parte à tarde) 3
Projeto Eletivo (à tarde) 3 3

 

Horário

Horário Entrada Saída
07h05 13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, grêmio – , estarão distribuídas ao longo da semana, no período da tarde.
 

Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de Recuperação

O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos estudantes de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestres. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.

 

Orientações de Estudos

Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre estudantes das três séries é contínuo. Há também momentos nos quais as Orientações de Estudos são planejadas especialmente para uma das séries.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos estudantes, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
2ª série
Orientações de Estudos específicas são programadas no primeiro bimestre, quando necessário, para novos estudantes na série, visando à adaptação ao trabalho realizado no colégio com leitura e escrita e/ou à atualização de conteúdos de Matemática demandados pela disciplina e pela área de Ciências da Natureza.
Há encontros com professores mediadores que acompanham especificamente trabalhos em grupos realizados pelos estudantes no 2º bimestre, visando à ampliação da abordagem das diretrizes da série.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os estudantes da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).

 

Monitoria

A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.

 

Atividades Eletivas

As Atividades Eletivas complementam a carga horária do Ensino Médio para 1ª e 2ª séries e constituem uma das modalidades de trabalho que permitem aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. Por meio das atividades eletivas, os estudantes têm a vivência  e a reflexão sobre  a  importância  do  vínculo e da organização  de  projetos que só podem ser realizados em grupo. Através das Atividades Eletivas os estudantes desenvolvem conhecimentos e posturas necessárias para planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a  interação  junto a outros segmentos sociais e/ou grupos. Além disso, praticam o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
Cada estudante escolhe a Atividade Eletiva de acordo com seu projeto de estudo para o ano.

 

Modalidades de Atividades Eletivas

Treinamento esportivo
Têm como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e a participação em jogos / campeonatos.
Nos últimos anos, os esportes trabalhados têm sido: futsal, futebol society, vôlei e handebol ou basquete.
Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania)
São realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista.
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  •  Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (busca aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura);
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