Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 09 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunas(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 06 de Dezembro |
13h30 às 14h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: Sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Minha escola |
Toda escola é igual?
Ao levantarem esta pergunta, convidamos as crianças a falarem sobre suas escolas anteriores e a conhecerem outras ao redor do mundo, através de vídeos, fotografias e entrevistas.
Encantados com a diversidade cultural e as diferentes possibilidades de formatos de salas de aula, elaboramos a questão: ”O que é necessário para ser uma escola?”. Além de refletirmos entre o grupo, resolvemos perguntar para os pais e mães das crianças, assim como para alguns alunos e alunas do 2º ao 5º ano. Terminamos essa série de entrevistas com uma bela conversa com nossa querida Ausonia.
No decorrer deste projeto, trabalhamos nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia. As crianças ficaram envolvidas e encantadas. Após muitas conversas e discussões, fizemos um texto coletivo com as impressões do grupo sobre o tema.
Depois deste momento reflexivo, as crianças foram convidadas a criar e descrever sua própria escola inventada. A descrição é uma parte essencial da escrita, que nos ajuda a criar imagens vívidas na mente dos leitores. Quando descrevemos algo, usamos palavras para mostrar como é um lugar, uma pessoa ou um objeto. Sendo assim, as crianças produziram um texto de descrição das suas escolas imaginárias a partir de um roteiro coletivo que elaboramos juntos.
As produções apresentadas aqui são individuais e expressam o momento de cada uma em seu processo de alfabetização. Cada criança teve o acompanhamento e auxílio necessários por parte da professora, seja ajudando a compor as palavras, a organizar frases, sendo escriba ou ajudando a ter atenção às letras.
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Júlia Kayano
Triunfo Pokémon |
Apresentamos aqui as produções das crianças do 1º ano-Tarde em torno do jogo criado pelo grupo: Trunfo Pokémon. Cada criança elaborou um personagem com características particulares e poderes correspondentes. Fizeram um texto descritivo, um desenho e uma representação tridimensional usando biscuit.
Através da criação destes personagens, pudemos explorar a proposta de produção de textos descritivos, bastante apropriados para essa idade por serem curtos e se pautarem em aspectos observáveis, mesmo que inventados.
Assim, a partir de um roteiro construído coletivamente, definimos quais aspectos deveriam ser abordados durante a descrição. Falamos também sobre a importância de se revisar um texto, de modo a deixá-lo cada vez mais claro e interessante para os leitores.
Começamos pelo registro escrito e depois fizemos o desenho para compor a carta do trunfo, realizado pelas crianças com muito empenho e capricho.
Os textos são individuais e expressam o momento de cada criança em seu processo de alfabetização. Cada uma teve o acompanhamento e auxílio necessários por parte das professoras, seja ajudando a compor as palavras, a organizar frases, sendo escriba ou ajudando a ter atenção às letras.
Ilustrações de Nina Braga Costa Lima e Maya Correa de Araujo
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Júlia Kayano
O desenho do meu amigo virou meu desenho |
O movimento corporal acontece e se esvai no ar; mas a linha,
o ponto, o traço, a mancha ficam ali grudados
misteriosamente no papel…
Edith Derdyk
O desenho é uma forma de pensar com as mãos.
Juan Miró
Neste semestre, trabalhamos na área de Artes com interferência criativa: cada criança realizou um desenho ou um traço no papel e, em seguida, as outras crianças adicionaram suas próprias interpretações ou elementos, compondo a produção.
Intervir no desenho de outra criança pode ser uma experiência colaborativa, ensinando a importância do trabalho em equipe e da troca de ideias. Isso fortalece os laços sociais.
Essas intervenções, quando feitas de maneira sensível e respeitosa, podem enriquecer muito a experiência artística de cada um.
Foi uma experiência interessante e divertida, pois após a realização de cada desenho fazíamos apreciação da composição e o grupo trocava suas impressões, achando mágico como seu traço inicial se transformou em tantas expressões diferentes.
Podemos acompanhar o resultado desse trabalho nesse caderno de desenhos, onde também contamos com a colaboração das famílias.
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Júlia Kayano
Family Picture Book |
Os conteúdos trabalhados com as crianças do 1º ano garantiram o aprendizado do vocabulário relacionado a membros de uma família. Para a aquisição desse conteúdo de maneira lúdica, confeccionamos um álbum de figurinhas. Cada criança escolheu alguns membros de sua família para adicionar à sua página no álbum do grupo. Ao longo dos encontros, desenharam e coloriram cada uma delas, além de personalizar suas páginas e criar capas para os álbuns.
O produto final deste processo são os lindos álbuns de figurinhas do 1º ano da Manhã e da Tarde, resultado do trabalho feito ao longo do 2º e 3º trimestres de 2024 nas aulas de Inglês.
Ilustrações de Helena Schall Luque e Larissa Passos e Castro
Profs. responsáveis: Bianca Figueiredo e Gabriel Martins
Apresentação de Música |
A apresentação de música como parte do evento “Escola, Arte e Cultura” é o momento de partilhar com as famílias o que vem sendo trabalhado em sala ao longo do ano. É também para as crianças uma experiência do fazer artístico, que se inicia na escolha conjunta do repertório, passando por ensaios e finalizando o processo no dia da apresentação.
Toda aula de música consiste em uma história que é brincada, cantada e dançada. As narrativas são escolhidas de acordo com os ciclos da cultura popular brasileira e suas matrizes formadoras (afro, indígena e ibérica), assim como as brincadeiras, cantigas e toadas que vão sendo experimentadas ao longo do encontro. Trata-se de um repertório que está intimamente ligado à cultura popular e à cultura da infância. A ideia é desenvolver de forma lúdica com as crianças uma construção de identidade e pertencimento, além de habilidades musicais e motoras.
A apresentação será um recorte de aula, uma história brincada que contará com a participação especial das professoras de sala, da professora de Música Rosana Araújo ao piano, além da participação especial dos familiares em um determinado momento.
Professora responsável: Flora Poppovic
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 06/12/2024
Horário: das 13h30 às 14h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |