Balanço do Almoço na Ocupação 9 de Julho

29/05/2024

São Paulo, 29 de maio de 2024.

Car@s amig@s,

No último dia 19, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe, com apoio da Comissão Antirracista e do Equipreta, realizaram o almoço na Ocupação 9 de Julho e, assim como já havia acontecido no ano passado, o evento foi um sucesso e teve forte adesão da comunidade equipana como um todo.

A possibilidade do encontro fora do ambiente da Escola, numa Ocupação que já é um marco na vida social e política da cidade, com oficinas, atividades culturais e roda de conversa faz desse evento um dia especial e simbólico na parceria com Movimentos por Moradia. Parceria essa que tem como um de seus eixos a ampliação da educação antirracista no Colégio Equipe.

O sucesso de uma atividade com essa dimensão está relacionado à organização e ao envolvimento da comunidade equipana, do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e da Cozinha Ocupação 9 de Julho. Então, é preciso celebrar, inclusive, o processo, a caminhada que permitiu chegar ao evento em si. O almoço foi oportunidade de realizarmos um trabalho coletivo, com resultados positivos relacionados aos objetivos mais imediatos do evento, entre eles, a sustentabilidade do Programa Proceder, assim como o fortalecimento do sentimento de grupo, corpo, comunidade, tão importante na pedagogia praticada cotidianamente pelo Colégio Equipe.

Muitos agradecimentos são necessários. A começar pela liderança na cozinha, que desta vez esteve aos cuidados da bem-humorada e militante chef Cíntia Sanchez, mãe de estudante equipano, que optou por um prato popular vietnamita, o Côm Chien, amplamente aprovado por quem esteve no almoço. As oficinas Afeto na Lata, BordAção na Ocupação com Linhas de Sampa e Era Outra Vez – Espaço de Mediação de Leitura foram muito especiais e atraíram dezenas de crianças, jovens e adultos. As apresentações musicais foram do Mundo Aflora, grupo musical conduzido pelos ex-alunos Flora Poppovic e Ângelo Mundy, que faz e fez muito sucesso com as crianças, e do violonista peruano, músico e professor Fernando Llanos, também pai de equipano, que presenteou a todos com um concerto de ritmos afroandinos. A Roda de Conversa “Como construir uma cidade inclusiva?” só foi possível graças à Carmen Silva, do MSTC, e às mães e ao pai de equipanos, Eugênio Lima, Patrícia Cezario e Nathalia Furtado. Importante ainda mencionar e agradecer, a participação de estudantes do Colegio Equipe, do Programa Proceder, ao final da roda de conversa.

É também preciso fazer um agradecimento a tantos pais, mães, alunos e alunas, educadores de dentro e de fora de sala de aula, direção e coordenação do Colégio e do Instituto Equipe, que trabalharam de forma intensa para que o domingo, dia 19 de maio, fosse um dia festivo, de encontros, reflexões e boa comida. Nossa mais sincera e imensa gratidão, por tanto empenho e compromisso.

É importante, ainda, partilhar alguns números expressivos que demonstram a força e o sucesso do evento: mais de 1 mil pessoas estiveram presentes, foram servidas 921 refeições presenciais, o que permitiu a produção de outras 200 refeições/marmitas que foram doadas para pessoas que sofrem com insegurança alimentar

A participação do Instituto Equipe no valor de cada prato, somada à contribuição de pessoas que compraram o voucher do almoço, mas não compareceram ao evento, resultou na arrecadação de R$ 13.970,00. A barraca com materiais da Comissão Antirracista, Equipreta, Instituto e Colégio Equipe teve um resultado líquido de R$ 900,00. Deduzidos gastos com a montagem do evento, tivemos a expressiva arrecadação líquida final de R$ 14.220,00. Esse valor será incorporado à manutenção do Programa Proceder de bolsas de estudo integrais para estudantes negros de famílias que moram em ocupações na região central da cidade.

Estamos tod@s de parabéns pelo sucesso do evento!

Fraternalmente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Balanço do Almoço na Ocupação 9 de Julho

29/05/2024

São Paulo, 29 de maio de 2024.

Car@s amig@s,

Estamos tod@s de parabéns pelo sucesso do evento!

Fraternalmente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania