Balanço do almoço na Ocupação 9 de Julho

13/06/2023

São Paulo, 13 de junho de 2023.

Car@s amig@s,

Como é do conhecimento de vocês, no domingo, dia 4 de junho, realizamos o almoço na Ocupação 9 de Julho. O evento foi muito bem sucedido e teve grande adesão da comunidade equipana como um todo. O dia estava quente, um lindo sol de outono brilhou durante todo o evento para receber alun@s, ex-alun@s, pais, mães, familiares, educador@s de dentro e de fora da sala de aula e amig@s do Colégio Equipe que se somaram aos frequentadores habituais desse evento gastronômico que já é parte das atividades culturais do centro de São Paulo.

Foi um dia especial, marcado por ótima comida, festa e reflexão. A cozinha ficou sob a liderança da chef Juliana Amorim, ex-aluna do Colégio Equipe e chef do restaurante Ecully,  que preparou frango e cogumelos cozidos no vinho. Tivemos ainda a realização de Oficinas para as crianças e adolescentes e, no final, uma importante roda de conversa sobre habitação popular e educação antirracista, organizada pela Carmem Silva, principal liderança do Movimento Sem Teto do Centro e da Ocupação 9 de Julho.

O público que chegava ao local era recebido por voluntárias e voluntários que explicavam o significado especial daquele domingo e contavam sobre o Programa Proceder, parceria do Equipe com os movimentos de moradia da região central para assegurar bolsas de estudos integrais para alunos e alunas negras de famílias dos movimentos. A Comissão Antirracista e o Equipreta, parceiros fundamentais do evento, montaram uma barraca para a venda de produtos que tinham por finalidade levantar recursos para o programa de bolsas.

O duo Mundo Aflora e integrantes da ABanca fariam um show, mas por problemas formais do espaço, não foi possível sua realização. Ainda assim, mobilizados pela causa, eles estiveram presentes, coordenaram oficinas e cuidaram da música ambiente do espaço. Flora Poppovic e Ângelo Mundy, artistas do Mundo Aflora e ex-alunos do Colégio Equipe, envolveram as crianças em especial atividade na brinquedoteca da Ocupação.

Enfim, foi um desses dias especiais que já entrou para a história do Equipe, um dia no qual a comunidade equipana “ocupou” a Ocupação para falar de educação antirracista e fortalecer a parceria com o movimento de moradia. E nada disso teria sido possível sem o envolvimento de dezenas de pessoas entre estudantes, pais, mães, educador@s, membros da Comissão Antirracista, gestores do Instituto Equipe Cultura e Cidadania, que se reuniram o tocaram toda a estruturação do evento nas semanas que antecederam o almoço. Foi um verdadeiro trabalho coletivo, com um resultado expressivo, seja relacionado aos objetivos mais imediatos do evento, seja no sentido da construção de grupo, corpo, comunidade.

Queremos, por fim, partilhar com vocês alguns números expressivos que demonstram a força e o sucesso do evento. Tivemos cerca de 1.500 pessoas presentes e, para essas pessoas, foram vendidas 988 refeições. Conforme entendimento com o MSTC, movimento que lidera a Ocupação 9 de Julho, coube ao Programa Proceder a receita integral dos almoços vendidos previamente pela escola, ou seja, 250 refeições que somam o valor de R$ 10.000,00. A barraca com produtos da Comissão Antirracista, Equipreta, Instituto Equipe e Colégio Equipe arrecadou a expressiva quantia de R$ 1264,01. Portanto, tivemos um resultado de R$ 11907,00, que será incorporado à manutenção do Proceder, com a finalidade de dar sustentabilidade ao programa de bolsas integrais para alunos e alunas negras de famílias que moram em ocupações na região central da cidade.

Estamos tod@s de parabéns pelo sucesso do evento!

Fraternalmente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Balanço do almoço na Ocupação 9 de Julho

13/06/2023

São Paulo, 13 de junho de 2023.

Car@s amig@s,

Estamos tod@s de parabéns pelo sucesso do evento!

Fraternalmente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania