A reforma do ensino médio

14/04/2023

São Paulo, 14 de abril de 2023.

Car@s amig@s,

Ontem, quinta-feira, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe realizaram uma importante live intitulada A reforma do ensino médio: controvérsias e desafios. Como a live fica gravada e salva na página do Youtube do Colégio Equipe, convidamos vocês a assisti-la acessando o link https://www.youtube.com/live/a3Z6nBiWB94?feature=share.

Nesse encontro tivemos a participação dos educadores Fernando Cássio e Cesar Callegari, que expuseram seus posicionamentos contrários à reforma instituída pela Lei 13.415/2017, durante o governo do presidente Michel Temer. Fernando Cássio é doutor em Ciências pela USP, professor da UFABC e integra a Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e o comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. César Callegari é presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA, foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Educação por 12 anos, deputado estadual por dois mandatos e é autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública.

A noite contou ainda com a participação da Maria Nzinga, que é estudante da segunda série do Ensino Médio do Colégio Equipe e militante do movimento estudantil. Estudantes da terceira série do Ensino Médio do Colégio Equipe, Luli Mello, Bruna Cecci e Antonio Braz fizeram participação musical na abertura e fechamento do encontro, apresentadas em gravações realizadas e editadas por Diana Sakurai. A mediação da live ficou sob responsabilidade do Diretor Geral do Colégio Equipe, Luís Márcio Barbosa.

Os debatedores expuseram de forma consistente e embasada suas críticas à chamada reforma do ensino médio. Ambos concordam com a suspensão da reforma anunciada pelo governo Lula no mês passado. Todavia, destacam que a suspensão não deve ser um ponto de chegada, que é preciso rever as mudanças promovidas pela reforma e buscar alternativas que garantam uma educação mais equânime e de qualidade, sobretudo para a rede pública de ensino.

A conversa foi bastante elucidativa e rica em argumentos e, para não darmos mais spoilers, sugerimos que vocês assistam e divulguem aos amigos, amigas, familiares e interessados sobre o tema.

Bom final de semana!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

A reforma do ensino médio

14/04/2023

São Paulo, 14 de abril de 2023.

Car@s amig@s,

Bom final de semana!